Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:03:04
informe o texto

Notícias / Geral

20/03/2024 às 14:23

SEM AVISO PRÉVIO

Mãe denuncia Unimed por suspensão no tratamento de filho autista

O menino, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve uma pausa na terapia após a inauguração da nova clínica da cooperativa

Eloany Nascimento

Mãe denuncia Unimed por suspensão no tratamento de filho autista

Foto: reprodução/Unimed

Kamila Britto Ribeiro, de 34 anos, denunciou a Unimed Cuiabá por não cumprir a liminar e suspender o tratamento do filho Lorenzo Miguel Ramos Ribeiro, 8 anos. O menino, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve uma pausa na terapia após a inauguração da nova clínica para tratar todos os níveis de autismo na cooperativa.

A pausa no atendimento ocorreu no dia 3 de fevereiro após a Unimed determinar sem aviso prévio, segundo a mãe, que o paciente mudasse o tratamento para o novo espaço da cooperativa.

A clínica foi inaugurada em dezembro e foi construída pela própria empresa para acolher todos os níveis de TEA e aplicar tratamentos de transtornos globais do desenvolvimento, por meio da música (musicoterapia), das sensações (jardim sensorial) e da repetição (casa terapêutica).

De acordo com a mãe, a imposição na mudança para uma nova clínica iria afetar muito o desenvolvimento do filho, já que ele recebe o tratamento em outra unidade particular desde os três anos. 

“Não queremos simplesmente trocar do dia pra noite porque ele já tem vínculo terapêutico com a clínica. A unidade da Unimed seria ideal para novos pacientes, porque também evitaria a judicialização de novos pacientes e não alteraria pacientes que já estão com liminar transitada e julgada como é o nosso caso”, explicou.

Conforme a mãe, mesmo com a decisão liminar que acata a cobertura do plano no tratamento em outra clínica, a cooperativa não deu nenhum retorno. Inclusive, ela já teria entrado em contato várias vezes com o jurídico e a ouvidora da Unimed.

"Estou há dois meses na espera, desde fevereiro meu filho está sem a terapia. Isso afeta muito o desenvolvimento dele, ele vai para escola hoje, morde as crianças, quebra o vidro da sala, ele está tendo uma regressão muito grande", disse.

Além disso, Kamila disse que o filho está perdendo habilidade, e aumentando o repertório de compartamentos impróprios, como se jogar no chão, bater, choros, e muita frustações. 

"Mexe com o emocional dele, impacta na minha vida, eu não consigo dormir. Desde que recebi a carta, meu psicológico está abalado eu só choro e fico pensando no meu filho", relatou.

Ainda segundo ela, 25 mães estão na mesma luta, e pretendem nos próximos dias realizar uma manifestação.

"Muitas mães têm medo de perseguição e não uni forças, mas mesmo assim vamos realizar uma manifestação na porta deles, assim como fizemos na época da cobrança de coparticipação ", contou.

O Leiagora entrou em contato com a Unimed Cuiabá e questionou sobre a suspensão, confira a nota abaixo:

A Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico informa que a tratativa relativa ao caso do menor LMRR, 8 anos, foi finalizada e que a carta de liberação e contato com a responsável será feito ainda essa semana.

Cabe ressaltar que os trâmites (contato e emissão de carta) em caso de medidas judiciais são realizados após a finalização das tratativas e que neste caso foi impossibilitado pelo ataque cibernético que a Cooperativa teve nesta segunda-feira (18).

A Unimed Cuiabá reitera o compromisso com a transparência e o atendimento de seus beneficiários.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet