Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:50:17
informe o texto

Notícias / Política

20/03/2024 às 09:09

REVIRAVOLTA

Bloco de 'oposição' usará quantidade de votos e até idade para emplacar Júlio Campos na CCJ

Deputados do grupo não aceitarão ficar de fora da comissão e já possuem estratégia definida

Kamila Arruda e Jardel P. Arruda

Bloco de 'oposição' usará quantidade de votos e até idade para emplacar Júlio Campos na CCJ

Foto: JL Siqueira / ALMT

Ao que tudo indica a estratégia da base governista para deixar a oposição e o deputado estadual Julio Campos (União) de fora das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa não dará certo. O grupo já se articula para derrubar os argumentos dos parlamentares aliados ao Governo do Estado na formação dos blocos do Parlamento de Mato Grosso.
 
A intenção do bloco de oposição é utilizar a quantidade de votos de seus componentes para garantir a participação na formação das Comissões Permanentes, em especial na Comissão de Constituição Justiça e Redação.
 
Com relação a Julio Campos, a estratégia é usar a idade do parlamentar a seu favor, uma vez que ele é o deputado mais velho da atual legislatura e a questão de idade é critério de desempate, confirme Regimento Interno da Casa de Leis.
 
Os deputados estaduais estão se organizando em seis blocos. A oposição está dividida em dois blocos, sendo que um deles ainda conta com a participação de parlamentares considerados independentes.
 
O primeiro é formado por Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL), Claudio Moraes (PL) e Faissal Calil (Cidadania). Já o segundo tem como integrantes Júlio Campos (União), Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT).
 
Os outros quatro blocos são formados por deputados governistas, e eles estão se utilizando disso para tentar tirar a oposição e os parlamentares independentes das Comissões. Isso porque na divisão cada Comissão Permanente possui apenas cinco vagas de titulares e cinco vagas de suplentes. 
 
Diante disso, em toda comissão permanente, um dos blocos ficariam sem representante. Se aproveitando disso, a base se dividiu em cinco blocos, deixando isolados em um sexto bloco os deputados de oposição Lúdio Cabral e Valdir Barranco, o independente Wilson Santos (PSD) e o decano Júlio Campos.

Fator Júlio 
 
A base quer tirar Julio Campos do comando da Comissão de Constituição e Justiça devido a sua atuação frente ao grupo. Ele está no comando da comissão desde o ano passado e, apesar de ser aliado ao governador Mauro Mendes (União), sempre adotou um tom de independência no Legislativo.

Prova disso é que, por várias vezes, recusou tramitações aceleradas, segurou projetos para prolongar discussões e, com isso, desgastou a relação com os líderes do Palácio Paiaguás.
 
Importância da CCJ

Essa é a única comissão pela qual passam todos os projetos legislativos, e nela é analisada a constitucionalidade da propositura. Dessa forma, não só fazer parte dela é importante, mas também presidi-la.

O presidente da CCJR pode atribuir a si mesmo a relatoria de um projeto de relevância e emitir um parecer conforme interesses políticos. Tendo apoio da maioria da comissão, garante que o relatório feito por ele será aprovado, dando um passo importante para ser aprovado em plenário.

O presidente da Comissão também pode segurar um projeto de relevância para retardar ao máximo possível sua propositura, conseguindo tempo para fazer articulações conforme interesses políticos.

Confira a composição dos blocos:

- Júlio Campos (União), Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT)

- Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL), Claudio Moraes (PL) e Faissal Calil (Cidadania) 

- Janaína Riva (MDB), Dr. João (MDB), Juca do Guaraná Filho (MDB) e Thiago Silva (MDB)

- Dilmar Dal’Bosco (União), Eduardo Botelho (União), Diego Guimarães (Republicanos) e Paulo Araújo (PP)

- Beto Dois a Um (União), Carlos Avallone (PSDB), Nininho (PSD) e Sebastião Rezende (União)

- Dr. Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), Fábio Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet