Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:49:04
informe o texto

Notícias / Geral

23/03/2024 às 16:00

CUIDADOS REFORÇADOS

Serviço de Convivência discute o consumo consciente de água e alimentação saudável

Leiagora

Serviço de Convivência discute o consumo consciente de água e alimentação saudável

Foto: Reprodução

Em função da alta temperatura, que vem ocorrendo nos últimos dias, os grupos que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estão abordando os temas referentes ao consumo de água e alimentação saudável.  Atividades físicas de baixo impacto também estão sendo realizadas tanto com os grupos de crianças e adolescentes, bem como de idosos.

A coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, disse que em função do calor excessivo, é necessário reforçar os cuidados com relação a esses grupos em especial, por isso as atividades realizadas nos polos de atuação estão sendo feitas de forma consciente responsável, abordando temas como alimentação saudável e consumo de água, além de outras pautas transversais que compõem o núcleo de planejamento definido para de março.  

A coordenadora lembra que as orientadoras sociais têm autonomia para desenvolver o tema proposto para o mês em curso, e que cada uma utiliza a sua metodologia. “Há polos em que as orientadoras se utilizam de pinturas, elaboração de painéis, atividades recreativas e brincadeiras sempre retratando o tema proposto. Essa interação é necessária para que haja o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, que é a base desse programa”.

No polo 24 de Dezembro, a orientadora social Rozelir Almeida, fez o acolhimento aos participantes, roda de conversa e propôs a confecção de cartazes destacando a importância de exercícios físicos, consumo de verduras, sucos naturais e frutas, bem como a necessidade de hidratação do corpo com uso de bastante água.

No polo Princesa do Sol, a orientadora Deise, utilizou a dinâmica da brincadeira de pula corda e dança das cadeiras como forma de estimular a atenção e memorização.

Já no polo Serra Dourada, a orientadora Carina, utilizou a roda de conversa para discutir o consumo consciente da água, e o uso correto desse bem tão necessário à vida humana. Também foram utilizados pinturas e recortes de imagens retratando o tema.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que neste período de altas temperaturas é necessário que haja um cuidado maior com os grupos de crianças e idosos, por isso os polos que atuam com os serviços de convivência estão realizando as atividades em ambientes mais frescos e naturais. “Em tempos normais já temos a preocupação em bem atender as nossas crianças e idosos e neste período de altas temperaturas redobramos a atenção, com esses grupos de pessoas atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, completou a gestora.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet