Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:51:28
informe o texto

Notícias / Geral

21/03/2024 às 15:46

NÚMEROS EM ALTA

Mato Grosso registra 6 mortes por dengue e chikungunya no mês de março

Doenças estão em alerta laranja e vermelho, respectivamente, em virtude da alta incidência de infecção

Amanda Garcia

Mato Grosso registra 6 mortes por dengue e chikungunya no mês de março

Foto: Reprodução

O estado de Mato Grosso já acumula 6 mortes por dengue e chikungunya no mês de março, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, que acompanha o avanço das doenças no Brasil. Quando se trata da dengue, são 2 mortes confirmadas e 3 investigadas. Já por Chikungunya, há uma morte confirmada.

Ainda conforme o painel, neste mês estado monitora pouco mais de 4 mil casos. Desses, 3.342 por dengue, onde são 1.815 confirmados e 1.527 investigados. Além de 917 casos por chikungunya, com 736 confirmados e 181 investigados.

Atualmente, Mato Grosso encontra-se em ‘alerta laranja’ para dengue, prestes a atingir o vermelho. A incidência de infecção é 343,5.

Já quando se trata da chikungunya, a incidência cai para 98,4. Apesar probabilidade menor de infecção, o alerta para doença é vermelho.

Classificada como uma doença imunoprevenível, em dezembro de 2023 a vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Apesar do alerta diante do número crescente sobre a transmissão da doença, Mato Grosso ficou de fora da lista dos estados que receberão doses da vacina.

Semana D

Diante do aumento gradativo dos casos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá realizar a “Semana D” contra a dengue entre 18 e 30 de março de 2024.

A “Semana D” propõe um cronograma intitulado “Ação Casa Limpa”, que consiste na visita a estabelecimentos e residências para eliminação dos criadouros, visando a limpeza e o recolhimento de possíveis criadouros. O Estado planeja a ação, mas contará com o apoio dos municípios, que são responsáveis pela a execução das ações de combate às arboviroses.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet