Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:10:39
informe o texto

Notícias / Geral

23/03/2024 às 16:32

NOVAS INSTALAÇÕES

Nova delegacia de Matupá é inaugurada com espaço mais amplo e moderno

Governo de MT, Prefeitura de Matupá, instituições e sociedade uniram esforços para construção de nova delegacia

Leiagora

Nova delegacia de Matupá é inaugurada com espaço mais amplo e moderno

Foto: PJC / MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Polícia Civil inauguraram na manhã desta sexta-feira (22), a nova sede da Delegacia de Matupá. O evento contou com a participação de autoridades, imprensa e população da região. A unidade, que traz um novo padrão de estrutura, passa a contar com um espaço mais amplo, moderno e com melhores condições de atendimento aos servidores e cidadãos.

As tratativas para a construção da nova sede iniciaram no ano de 2018, após a estrutura do antigo prédio da delegacia apresentar problemas e se tornar inadequada para atender as necessidades da Polícia Civil na cidade.

As obras iniciaram em 2019 resultando em um prédio com estrutura física de 530 m², com 14 salas destinadas a cartórios, gabinetes, salas de investigadores, recepção, alojamento, cela para os presos, entre outros cômodos, atendendo toda uma estrutura para receber servidores e a população de maneira adequada, com mais conforto.

O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e a obra iniciou no ano de 2019, por meio da união de esforços entre entidades e instituições locais e sociedade civil. A construção também contou com apoio da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, que garantiu o trabalho de reeducandos com expertises e conhecimento em construção civil na execução da fundação, levantamento de paredes, cobertura e reboco.

Foram realizados diversos leilões de madeiras apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal, sendo os valores destinados para construção da delegacia, por decisão da Justiça com pareceres favoráveis do Ministério Público. A parte de acabamento da obra foi realizada mediante convênio com a Prefeitura de Matupá, que destinou recursos ao Conselho Comunitário de Segurança Pública para finalização da obra.

Na inauguração, o secretário de Segurança Pública, César Roveri, agradeceu a todos os envolvidos no projeto pela parceria e lembrou que nenhuma liderança se faz sozinho, destacando a importância de se ter uma instituição forte, que demanda bastante e que entende o que é necessário para se crescer no estado todo, seja em tecnologia, seja em viatura, armamentos e edificações, o que tem sido feito em todo estado.

“Somente quem pensa e quem sonha consegue realizar. Temos que destacar todos aqueles que idealizaram esse sonho lá atrás para estarmos vivendo esse momento hoje. É só um breve relato do que nós estamos fazendo em toda a região, são mais de R$ 80 milhões em investimentos em Matupá. O governador tem feito esse investimento em todas as áreas, mas em especial na Segurança Pública. Hoje todos os policiais possuem uma arma individual que é uma das melhores do mundo, que é a Glock, temos armas longas, viaturas, ou seja estamos em uma condição e um momento do estado muito bom”, disse o secretário.

Roveri ainda garantiu ao prefeito da cidade, Bruno Santos Mena, o fortalecimento da segurança na região com mais câmeras do Programa Vigia Mais MT. “Eu acho muito importante ter essa parceria com prefeitos que executam, prefeitos competentes e com as cidades que estão fazendo e executando o Vigia Mais MT, nós estamos assegurando esse reforço, porque realmente é necessário para todas as cidades, principalmente para aquelas que demonstram que querem e Matupá é uma das cidades que quer “, destacou.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, destacou que a construção da nova delegacia é um grande exemplo do trabalho conjunto de diversos atores que se uniram em prol de um objetivo em comum. “Este edifício, Secretário Roveri, é mais do que tijolos e argamassa. É o símbolo de uma comunidade que valoriza a segurança, a dignidade e o conforto tanto da população quanto dos valorosos policiais civis que aqui irão trabalhar. Graças a este investimento, temos hoje uma delegacia moderna, bem equipada e preparada para enfrentar os desafios da segurança pública no século XXI”, disse a delegada-geral.

Acompanhando todas as etapas desde o início da idealização da nova delegacia, o delegado de Matupá, Geraldo Gezoni, lembrou que o planejamento para construção da Delegacia de Polícia e todos os desafios enfrentados ao longo do caminho até a finalização da obra. 

“Uma delegacia nova não é um ambiente aconchegante apenas para os servidores da Polícia Civil, pelo contrário é um ambiente agradável para a população. A Polícia Civil acolhe diariamente em suas dependências vítimas de todos os tipos de crime, seja para registro de boletins de ocorrência, seja para coleta de oitivas ou encaminhamento para exames de corpo de delito. O povo usa muito a estrutura da Delegacia de Polícia", disse Gezoni. O prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, ressaltou que era um dia muita felicidade com mais um prédio público de qualidade entregue à população.

“É uma honra poder fazer parte da história do município de Matupá ao lado de uma população que ajuda a trabalhar. Foram muitas instituições que contribuíram, lembrando que esta é uma obra que iniciamos em 2019, estamos em 2024 e ainda me lembro da primeira reunião para construção desta delegacia. Mandamos um recurso de mais de R$ 900 mil para a câmara de vereadores aprovar o repasse no Conseg a qual foi feito, um recurso muito bem fiscalizado pelos órgãos de controle. Então é muito importante quando toda a comunidade participa e é assim que nós trabalhamos em Matupá”, ressaltou.

A promotora de Justiça de Matupá, Rebeca Santana Rego, lembrou que a Polícia Civil é a porta de entrada para o cidadão e parabenizou todos que se empenharam para que a nova sede se tornasse uma realidade. “Quem conheceu a delegacia antiga, dispensa qualquer comentário sobre a necessidade de uma nova. A importância da Polícia civil para sociedade é incomensurável, uma vez que é a primeira porta que a comunidade bate, é o primeiro acesso à Justiça Criminal, portanto essa porta não podia manter as condições que tinha”, frisou.


O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal Bosco, disse que fez questão de comparecer à inauguração da nova sede da Delegacia de Matupá, por sempre acreditar e almejar o sucesso para a cidade.

“É impressionante como o Estado de Mato Grosso tem investido nos servidores públicos, principalmente no bem-estar da vida pessoal dos nossos colaboradores, principalmente para dar qualidade de vida a nós mato-grossenses e na segurança pública do estado. Tenho certeza que esta obra aqui engrandece ainda mais a nossa Polícia Civil”, disse o parlamentar.

Já o delegado Regional de Guarantã do Norte, Waner dos Santos Neves, ressaltou que a nova estrutura reflete muito bem o que Matupá espera da Polícia Civil. "Com um prédio como este, a Polícia Civil está dando a resposta a importância e a confiança que a população tem na Polícia Civil. Hoje nós temos a estrutura, temos pessoal e sabemos cumprir nossa missão que é a investigação. Então é isso que nós vamos fazer, investigar e combater crimes e esse é o nosso compromisso com a população", ressaltou o Regional 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet