Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:49:57
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2024 às 18:19

EDUCAÇÃO

Governo de MT e parceiros lançam campanha para promover ensino nas unidades prisionais

Ação é fruto de parceria com o TJMT, DPE, MPE e OAB para conscientizar reeducandos sobre a importância da educação na ressocialização

Leiagora

Governo de MT e parceiros lançam campanha para promover ensino nas unidades prisionais

Foto: Seduc-MT

O Governo de MT realiza nesta terça-feira (26), às 8h, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, em parceria com instituições do Poder Judiciário, a Campanha Dia D – Educação é o Caminho que Liberta.

O evento ocorrerá, simultaneamente, nas demais 40 unidades prisionais de Mato Grosso e objetiva ampliar o número de matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino. As aulas são ministradas em salas anexas, localizadas em presídios, cadeias públicas e centros de ressocialização.

A partir desta semana, representes das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Segurança Pública (Sesp), Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso vão realizar uma série de visitas nas unidades prisionais para conscientizar os reeducandos sobre o papel da educação regular na formação deles, bem como sobre a sua importância na remição de penas.

Quase 3 mil reeducandos se matricularam para o EJA em 2023 e, para este ano, a expectativa da Seduc é ampliar o número de estudantes. “Já temos cerca 2.700 matriculas efetuadas e vamos intensificar a divulgação nas unidades prisionais para superarmos os números do ano passado”, diz o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. 

Para o secretário de Educação, a ação que proporciona aos reeducandos a oportunidade de continuar sua formação educacional mesmo estando em regime de privação de liberdade. Além disso, promove a inclusão social e a ressocialização. 

A Seduc também investiu para melhorias tecnológicas nas salas anexas. Conforme Alan Porto, em fevereiro deste ano a Seduc entregou 107 Smart TVs de 65 polegadas para equipar salas de aulas das unidades prisionais. Ele observa que o uso das Smart TVs vai melhorar significativamente o processo de ensino e de aprendizagem. 

O evento

A Campanha Dia D – Educação é o Caminho que Liberta faz parte das ações do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJMT no YouTube.


 
Da Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet