Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:59:52
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2024 às 11:04

CAOS NA SAÚDE

Vereador irá protocolar nesta terça um novo pedido de intervenção na saúde de Cuiabá

DE acordo com o parlamentar, há fortes indícios de atraso de salário e apadrinhamento de funcionários no HMC

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Vereador irá protocolar nesta terça um novo pedido de intervenção na saúde de Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador por Cuiabá Dr. Luiz Fernando (União) vai protocolar nesta terça-feira (26) um novo pedido de intervenção estadual na saúde pública da Capital. O pedido será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e ao Ministério Público Estadual (MPE).
 
De acordo com o parlamentar, o requerimento será embasado, principalmente, na falta de pagamento aos médicos e da equipe que trabalha no setor de ortopedia e neurocirurgia do Hospital São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá. Também constará no documento um possível superfaturamento dos serviços realizados nas unidades de saúde citadas.
 
“São 47 profissionais da área da ortopedia que trabalham nesse hospital [Hospital Municipal de Cuiabá], da neurocirurgia, uma equipe também que já desde o início do hospital essa equipe vem trabalhando ali de forma árdua, eles estão a mais de seis meses sem receber, e são especialidades que dependem de órtese, de prótese e as empresas que fornecem materiais ali hoje também estão sem receber, ou seja, não estão entregando esses materiais”, afirmou o vereador.
 
Desde sábado (23), médicos da equipe de ortopedia do Hospital Municipal de Cuiabá paralisaram parte dos atendimentos alegando falta. Os profissionais estariam a três meses sem receber. Apenas os serviços de urgência, visita aos pacientes e cirurgias de emergências foram mantidos.
 
Ainda de acordo com o vereador, há fortes indícios de que há um apadrinhamento de servidores dentro da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, o que favorece os apadrinhados a receberem antes de todos os contratados.
 
“O HMC gasta mais de R$ 15 milhões por e acumula um déficit de mais quase R$ 15 milhões, ou seja, hoje recebe ali os apadrinhados, se tiver uma ligação com a gestão ele recebe, senão ele fica, como é o caso do ortopedia, que vai pra quatro meses, a neuro a mais de seis meses, algumas outras especialidades ali que nós temos que também estão padecendo, como a própria urologia que eu tenho, essas informações também estão ali já a meses sem receber, não tem material pra resolver, ou seja, um hospital de fachada, um hospital que não consegue atender a população cuiabana de forma digna”, garante o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet