Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:14:41
informe o texto

Notícias / Geral

27/03/2024 às 12:39

MÉDICOS E DENTISTAS

Prefeitura pede autorização ao MPE para contratação de servidores para a saúde da Capital

A medida embasa um pedido de autorização para que o município realize um novo processo seletivo e, assim, contrate novos funcionários, especialmente médicos e dentistas

Kamila Arruda

Prefeitura pede autorização ao MPE para contratação de servidores para a saúde da Capital

Foto: Prefeitura de Cuiabá

A fim de obter o aval do Ministério Público Estadual (MPE) para a contratação de novos servidores para a Secretaria de Saúde de Cuiabá, o secretário Deiver Teixeira se reuniu nesta terça-feira (25) com o promotor Milton Mattos da Silveira Neto e apresentou o déficit de mão de obra da pasta. 

A medida embasa um pedido de autorização para que o município realize um novo processo seletivo e, assim, contrate novos funcionários, especialmente médicos e dentistas. 

Na oportunidade, o integrante do primeiro escalão municipal disse que atualmente a Secretaria conta 27% de servidores em cargos temporários, oriundos de processos seletivos, e os demais servidores são efetivos. 

O gestor afirma que, mesmo com a realização do concurso público ainda há vagas que não foram preenchidas porque os aprovados não tomaram posse. Isso, segundo Deiver, tem prejudicado os planos de expansão do atendimento. 

A intenção da pasta, sendo o secretário, é garantir a implantação de 80 novas Equipes de Saúde da Família (ESFs) ao longo deste ano, o que elevará a cobertura da Atenção Básica em Cuiabá de 51,96% para 84,73%. 

“Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até as 19h, e em algumas delas, o atendimento será estendido até as 22h, o que vai proporcionar maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população cuiabana”, explicou José Ricardo, adjunto da Atenção Primária. 

Diante da explanação, o promotor pediu que a Secretaria formalize o pedido. 

“O promotor compreendeu a situação relativa ao número de servidores atuais, reconhecendo que estamos no caminho certo em termos de quantidade. Além disso, discutimos a formação de novas equipes, o que implica na necessidade de contratação adicional de médicos, enfermeiros e outros técnicos para compô-las. É importante ressaltar que os recursos para essas novas equipes serão provenientes do Governo Federal, especificamente do Ministério da Saúde. Portanto, não haverá impacto financeiro para a Secretaria de Saúde”, concluiu o secretário de Saúde.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet