Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:51:06
informe o texto

Notícias / Variedades

31/03/2024 às 17:13

ESCOLHAS CONSCIENTES

Veja quanto exercício você precisa fazer para queimar um ovo de Páscoa

Cuidado para não exagerar na Páscoa; queimar calorias do chocolate demanda uma grande carga de exercícios físicos

Leiagora

Veja quanto exercício você precisa fazer para queimar um ovo de Páscoa

Foto: Reprodução

É difícil resistir a um chocolate durante a Páscoa. Com tantos ovos, barras e bombons à disposição, porém, podemos acabar exagerando no consumo de doces durante o feriado.

Como são alimentos muito calóricos, o consumo descontrolado pode se mostrar nos ponteiros da balança. Porém, com um reforço na rotina de treinos, é possível comer o chocolate sem culpa.

Quantas calorias tem um ovo de Páscoa?

Um ovo de Páscoa médio possui entre 200 e 300 gramas de chocolate. Se o produto usado for ao leite, ele pode ter cerca de 550 kcal a cada 100 g, sem considerar recheios e aditivos — a quantidade é equivalente à 15 a 30% de toda a energia que um adulto precisa ao longo do dia. Um ovo inteiro tem, em média, cerca de 1,5 mil calorias.

É possível incluir o ovo de Páscoa na dieta, desde que com parcimônia — a recomendação é não comer tudo em um dia só e fazer boas escolhas. “O ideal é dar preferência ao chocolate amargo, os que têm mais de 60% de cacau”, aconselha a nutricionista Karyne Quirino, da Sorelle Quirino Nutrição Bariátrica, de Brasília.Se você preferir consumir o chocolate ao leite ou o branco (o mais gorduroso entre os três, com 570 kcal a cada 100 g), porém, nem tudo está perdido. É possível queimar a reserva energética dando um gás nos treinos.

Quanto treino é necessário?

Não existe uma resposta única para todos os ovos de páscoa — é preciso fazer algumas aproximações. Cada organismo funciona de uma maneira, a depender do sexo, idade, composição corporal e até da regulação hormonal.Para gastar cerca de 550 calorias, seria necessário fazer, aproximadamente:

2 horas de caminhada;
1 h de treino intenso na academia;
1 h de dança;
50 minutos de natação;
50 minutos de bicicleta ergométrica;
30 minutos de jumping.

Escolhas conscientes

Em uma época em que todo mundo está comendo chocolate, porém, a nutricionista aponta que não vale a pena ficar de fora da festa apenas para se ater ao plano alimentar. “Não é saudável que o indivíduo se prive de encontros sociais e datas comemorativas para evitar o consumo de alimentos específicos”, aponta ela.

Uma estratégia interessante para fazer parte da festa sem exageros é sempre comer com concentração: devagar, saboreando cada pedaço com a atenção totalmente voltada para aquele momento (evitando consumir o chocolate na frente da TV ou rolando o feed das redes sociais, por exemplo). “Dessa forma, conseguimos aumentar a nossa percepção aos sinais de saciedade, e ficamos satisfeitos com porções menores”, conclui Karyne.

 
Metrópoles
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet