Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:59:29
informe o texto

Notícias / Política

27/03/2024 às 15:31

SEM MORAL

Mendes afirma que Macron usa meio ambiente para proteger o agronegócio ultrapassado da França

O presidente da França, Emmanuel Macron cumpre agenda no Brasil nesta semana. Ele visitou alguns estados brasileiros e irá discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o acordo entre Mercosul e União Europeia

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Mendes afirma que Macron usa meio ambiente para proteger o agronegócio ultrapassado da França

Foto: Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) afirma que nem a França, e nenhum outro país europeu podem exigir nenhuma medida dura do Brasil com relação ao meio ambiente, e profere duras críticas ao modus operandi da nação francesa.

“O mundo conhece os problemas que a França enfrenta com relação a produção de alimentos. É uma agricultura obsoleta, ineficiente, de baixa escala e que não consegue competir com a América Latina, principalmente com o Brasil. A única forma que eles têm encontrado para estabelecer a reserva de mercado é transverter as barreiras comerciais de barreiras ambientes”, colocou o gestor na manhã desta quarta-feira (27).

O presidente da França, Emmanuel Macron cumpre agenda no Brasil nesta semana. Ele visitou alguns estados brasileiros e irá discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o acordo entre Mercosul e União Europeia. 

Vale frisar que, Macron é um dos líderes europeus mais críticos a essa parceria. Em seu entendimento, as negociações podem afetar negativamente a competitividade dos franceses em relação aos sul-americanos, principalmente na questão agrícola. 

O representante francês tem defendido medidas duras para compra de alimentos do Brasil, como por exemplo, exigir que os produtos não sejam oriundos de plantio em áreas desmatadas, mesmo que o desmate tenha sido realizado de forma legal.

Vale lembrar que, em agosto de 2019, em meio à crise das queimadas na Amazônia, Macron ameaçou pela primeira vez de se opor ao tratado, acusando o então presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de desrespeitar o Acordo do Clima de Paris. Desde então, o líder francês fez várias declarações criticando a política ambiental do Brasil, assinalando possíveis boicotes comerciais.

Mendes, contudo, rebate e afirma que Macron não tem “moral” para falar em preservação ambiental, muito menos se referindo ao Brasil. “O mundo não é bobo, ninguém é bobo, e já percebeu isso. Então, eles não têm moral nenhuma para falar do Brasil quando nosso nível de preservação ambiental é extremamente superior ao que eles fazem lá. Façam, no mínimo, a metade do que nós estamos fazendo, e aí terão moral para nos criticar”, completou o governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet