Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:12:40
informe o texto

Notícias / Geral

29/03/2024 às 15:01

INTEGRAÇÃO

Participação dos pais na educação aumenta rendimento escolar em até 15%

Cerca de 50,2% dos estudantes brasileiros têm pais que se interessam pelas atividades escolares

Leiagora

Participação dos pais na educação aumenta rendimento escolar em até 15%

Foto: Assessoria

A participação ativa dos pais na educação dos filhos, além de ser importante para o desenvolvimento, também reflete nos resultados da aprendizagem. Uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostrou que os alunos com pais presentes no dia a dia escolar tiveram um rendimento 15% maior do que os que não possuem esse acompanhamento, afirma a mestra em Educação, Zenaide Brianez.

No Brasil, segundo o Pisa, cerca de 50,2% dos estudantes têm pais que se interessam pelas atividades escolares. Nos resultados, quem tinha a família presente teve média de 414 pontos contra 357 pontos dos que não tiveram o mesmo suporte. Para Zenaide, que é diretora pedagógica da International School of Cuiabá (ISC), esse percentual ainda é pequeno diante dos benefícios que essa ligação entre escola e família pode trazer.

"A educação é um processo multifacetado, no qual os pais têm um papel fundamental para o desenvolvimento do aluno. O envolvimento da família no ambiente escolar proporciona desde um estímulo ao aprendizado até o suporte emocional para que o aluno possa desenvolver todo o seu potencial. E é preciso que os responsáveis participem com empenho desse processo. Muito mais que trazer para as aulas e vir a eventos, os pais precisam ajudar nas atividades em casa, se interessar pelo que os filhos estão aprendendo e buscar um feedback com os professores", avalia Zenaide.

Mãe de Benjamin, de 5 anos, a diretora de marketing Heloah Souza acredita que a união entre a unidade educacional e os pais é fundamental. "A escola faz a parte dela, mas é preciso a participação efetiva da família para complementar. Até porque ele passa quatro horas do dia na escola e as outras 20 horas com a gente".

Na ISC, a cada dois meses é realizado o Family Event, um momento de interação onde pais e filhos realizam juntos atividades, de acordo com o assunto trabalhado no bimestre pelos professores em sala de aula. A primeira edição deste ano ocorreu em 20 de março e trouxe como tema o respeito às diferenças, que foi trabalhado em atividades coletivas realizadas pelas famílias.

Pai de Chiara, de 9 anos, e Chloe, de 7 anos, o empresário Alexandre Sperafico acredita que esse tipo de atividade promove uma maior ligação com as filhas e traz resultados na aprendizagem. "Essa participação dos pais faz com que eles queiram mostrar os resultados para a gente, traz um senso de responsabilidade. A escola é importante, mas em casa também fazemos a nossa parte, perguntamos o que elas estão aprendemos e estimulamos elas a buscarem as respostas sozinhas".

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet