Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
03:40:05
informe o texto

Notícias / Política

05/04/2024 às 16:22

TUDO PODE MUDAR

​Quatro meses antes do prazo final para convenções, disputa para indicar vice de Botelho já se intensifica

Duas mulheres da Polícia Militar e um ex-vereador são os principais cotas. Saiba quem são

Jardel P. Arruda

​Quatro meses antes do prazo final para convenções, disputa para indicar vice de Botelho já se intensifica

Foto: Angelo Varela / ALMT

Faltando quatro meses para o dia 5 de agosto, prazo final das convenções partidárias para homologar candidaturas, as discussões para indicar o candidato ou candidata a vice na chapa liderada por Eduardo Botelho (União) para Prefeitura de Cuiabá já fervilha nos bastidores.

Por enquanto, três nomes estão à frente nessa discussão, cada um endossado por grupos diferentes dentro do arco de alianças do grupo que comanda o Palácio Paiaguás: secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, a tenente-coronel Hadassah Suzannah Beserra e o ex-vereador Marcelo Bussiki.

Hadassah, o nome do Republicanos

A tenente-coronel Hadassah, ex-comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, o maior de Mato Grosso, com sede na grande CPA, é a favorita da chapa de vereadores do Republicanos, partido do vice-governador Otaviano Pivetta.

Por ser militar, com atuação técnica reconhecida e também apelo popular, Hadassah é vista como a indicação ideal para melhorar a relação do Botelho com a direita conservadora. A presença dela na composição também traz juventude, diversidade de gênero e um apelo à pauta da segurança pública.

Vale ressaltar que Otaviano Pivetta é pré-candidato ao governo do Estado em 2026 e um vice do Republicanos já encaminha uma aliança local pensando naquele pleito eleitoral.

Grasielle Bugalho

A secretária de Estado de Assistência Social, Grasielle Bugalho, que também é tenente-coronel da Polícia Militar, é defendida pelo grupo ligado a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. 

Indicação pessoal da primeira-dama para secretária, Grasielle chegou ao cargo como “temporária”, mas conquistou a confiança de Virgínia e do governador Mauro Mendes com o trabalho apresentado. Apesar de discreta, possui ampla entrada em comunidades carentes e na periferia de Cuiabá devido ao trabalho da Setasc.

Contudo, caso tenha alguma pretensão, Bugalho precisa se descompatibilizar do cargo no governo do Estado no prazo final que é este sábado, 6 de abril. 

Marcelo Bussiki

O ex-vereador Marcelo Bussiki, que foi candidato a vice da chapa encabeçada por Roberto França em 2020, a pedido do grupo do governador Mauro Mendes, pode, novamente, ser indicado pelo mesmo grupo.

Auditor do TCE e reconhecido por ter feito uma oposição técnica a gestão de Emanuel Pinheiro, considera-se que ele tem um perfil adequado para complementar a chapa liderada por Eduardo Botelho.


Os prazos de descompatibilização podem acabar mudando os planos, contudo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet