Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
16:02:22
informe o texto

Notícias / Geral

08/04/2024 às 10:26

ELEIÇÕES 2024

Prazo para regularizar e emitir título termina em 1 mês

A data máxima para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral ou emitir o primeiro título de eleitor é 8 de maio, conforme o TSE

Leiagora

Prazo para regularizar e emitir título termina em 1 mês

Foto: reprodução

Entre os preparativos para as eleições municipais de 2024, a população eleitoral apta do Brasil tem um mês para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral, transferir, atualizar dados cadastrais ou emitir o primeiro título de eleitor. A data máxima é 8 de maio.

Com a proposta “Título na mão”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, nesta segunda-feira (8), um “tuitaço” no X (antigo Twitter) para mobilizar a população a regularizar ou emitir o título eleitoral até o fim do prazo.Para aqueles que têm a documentação eleitoral, todo o processo para regularizar, transferir ou atualizar dados cadastrais pode ser realizado pela internet, na página do TSE.

Confira o passo a passo:

Acesse o site do TSE
Clique na aba “Serviços eleitorais” e, na sequência, em “Autoatendimento eleitoral”.
Vá em “Título Eleitoral” e consulte o serviço desejado


No entanto, as pessoas que vão emitir o título pela primeira vez precisam comparecer a um cartório eleitoral da região. A partir dos 16 anos, é possível tirar esse documento.

Vale ressaltar que o voto é facultativo entre 16 e 17 anos, mas, a partir dos 18 anos, passa a ser obrigatório. A idade máxima é 69 anos, segundo a Justiça Eleitoral.

As eleições de 2024

As eleições municipais de 2024, responsáveis por eleger os prefeitos e vereadores dos municípios do Brasil para os próximos quatro anos, estão previstas para 6 de outubro e um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês (27 de outubro), conforme o calendário do TSE.

 
Metrópoles
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet