Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
13:41:36
informe o texto

Notícias / Política

12/04/2024 às 17:49

REFERÊNCIA NACIONAL

Governo de MT apresenta estrutura e ações de combate a incêndios florestais para Bombeiros de RO

Comitiva de Rondônia fez visitas técnicas ao longo da semana para conhecer as ações das unidades especializadas

Leiagora

Governo de MT apresenta estrutura e ações de combate a incêndios florestais para Bombeiros de RO

Foto: Secom-MT

O Governo de Mato Grosso apresentou, nesta semana, sua estrutura e as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). 

A comitiva do estado vizinho, formada pelo subcomandante-geral do CBMRO, coronel BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, e pela chefe de Estado-Maior, coronel BM Daniele Cristina Lima Ferreira, passou pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil. 

“Nosso objetivo era conhecer toda a estrutura, o planejamento e as ações práticas de combate aos incêndios florestais. Temos Mato Grosso como referência no combate ao fogo, e vemos que a integração entre várias agências do Estado é um ponto bastante positivo, além do envolvimento do governo estadual nestas ações. Voltaremos para Rondônia com informações muito importantes para apresentar para ao comandante e, posteriormente, ao governador”, destacou o subcomandante-geral do CBMRO, coronel Ribeiro.

A visita técnica teve início na terça-feira (09.04), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), onde conheceram a Sala de Situação Central, onde é feito o monitoramento dos focos de calor no Estado. 

“Receber esta comitiva é resultado de uma boa gestão do Governo de Mato Grosso, que garante equipamentos de ponta e estrutura robusta para todos os órgãos competentes fazerem um bom trabalho no combate aos incêndios florestais”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Na quarta-feira (10), a comitiva conheceu a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e as ações realizadas pelas Coordenadorias de Unidades de Conservação, e de Fauna e Recursos Pesqueiros, além da Superintendência de Fiscalização, do Programa REM MT e do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.

Já nesta quinta-feira (11), a Defesa Civil do Estado apresentou sua estrutura e as ações para prevenção, preparação e resposta a desastres, dentre eles incêndios florestais.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM César Viana Brum, destacou a importância da troca de experiências para o fortalecimento das relações institucionais.

“A visita técnica do Corpo de Bombeiros de Rondônia é um atestado de que Mato Grosso tem feito algo que pode servir de exemplo, e que pode ser replicado em outros estados. Essa foi uma reunião muito positiva e serviu não apenas para apresentarmos o que a gente tem feito aqui para gestão de riscos de desastres, mas também para estreitarmos nossas relações com Rondônia, estendendo e fortalecendo nossa rede de contatos”, finalizou.

 
Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet