Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:53:58
informe o texto

Notícias / Geral

14/04/2024 às 12:06

PARQUE DA FAMÍLIA

Prefeitura e Embaixada da Índia ajustam os últimos detalhes para instalação do monumento de Mahatma Gandhi em Cuiabá

O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer também ressaltou a representatividade da obra para a comunidade cuiabana e a escolha do local

Leiagora

Prefeitura e Embaixada da Índia ajustam os últimos detalhes para instalação do monumento de Mahatma Gandhi em Cuiabá

Foto: Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá e a Embaixada da Índia  deliberam as últimas tratativas para instalação da estátua de Mahatma Gandhi em solo cuiabano. Esculpida em bronze, com 1,93 de altura e pesando cerca de 550 kg, a peça será fixada no Parque da Família próximo ao chafariz sobre uma base de cerca de dois metros.  No local, haverá uma placa de identificação e iluminação, além da construção de um espaço com informações sobre Gandhi. O Parque da Família será reformulado para receber o monumento. 

Na quinta-feira (12) o primeiro secretário da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav, visitou o local acompanhado do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo e do gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá e idealizador do projeto, Alex de Deus. O diplomata indiano também foi recepcionado pelo secretário Municipal de Turismo, Lincoln Sardinha Costa.

A homenagem ao líder reconhecido mundialmente por disseminar a cultura da paz, Mahatma Gandhi é de grande representatividade para o seu país, a Índia. 

“Assim como para nós da Índia e os outros países, como o Brasil, o mais importante é a mensagem de paz. Queremos fazer essas ações com a Prefeitura de Cuiabá para promover paz em todo o Brasil, especialmente em Cuiabá. Quando fomos decidir que cidade seria melhor para acolher a estátua de Gandhi, selecionamos Cuiabá.

Não é só um espaço de Gandhi, mas um parque de paz com a presença da cultura da Índia para promover a paz e saúde com diversas atividades como de Yoga, meditação. O objetivo é instituir um plano integrativo para paz e harmonia dentro da cidade, o país e a Índia”, destacou o secretário Geral da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav.

O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer também ressaltou a representatividade da obra para a comunidade cuiabana e a escolha apropriada do local. “Estar aqui no Parque da Família, que é uma parte nobre da cidade, agrega a mensagem que o Gandhi levou para mundo da intolerância da violência e da cultura da paz.

Esses temas são muito urgentes para ser trabalhado na sociedade e na família, a cultura de paz, de não violência, de combate ao ódio. Então, a estátua do Ghandi representa um pouco isso, agrega no conceito da família o fato de trazer e instalar no Parque da Família a estátua do Gandhi”, pontuou Justino.

Sobre a influência que isso pode trazer para a sociedade cuiabana, Alex de Deus, que também é bacharel em turismo, pontua que é um reconhecimento a Cuiabá como uma cidade com importância internacional.

O Governo da Índia, entendendo a relevância da Capital do Estado de Mato Grosso, instituiu a cidade de Cuiabá como uma das sedes oficiais para o Dia Internacional da Yoga em Cuiabá. “São poucas cidades no mundo que tem esse título, que é criado pelo governo da Índia. E o governo indiano ainda presenteou nossa cidade com esta honraria, uma imponente estátua de quase 600 kg, confeccionada em bronze, que foi esculpida a mão pelo conceituado artista indiano, Sr Naresh  Kumawat e enviada direto da Índia para cá, permitindo que possamos homenagear o líder da paz, Mahatma Gandhi, uma pessoa que simboliza a paz, a harmonia entre os povos, o que tem tudo a ver com o objetivo do parque que é trazer a paz e a harmonia das famílias, trazidas principalmente pelo bem estar que as atividades ao ar livre proporcionam a mente e ao corpo”, destacou Alex.

A iniciativa partiu do prefeito Emanuel Pinheiro que também homenageia todos os advogados, uma vez que Mahatma Gandhi foi um grande advogado. Além disso, Cuiabá tem muito em comum com a Índia, como o  clima quente, já que lá é muito calor como o vivenciado pelos cuiabanos, a manga que é tida como característica cuiabana e é indiana. “Se a gente parar para pensar, temos muito mais coisas em comum com a Índia do que se imagina. E o parque vai trazer uma movimentação econômica na região e uma influência para a economia do turismo em toda a cidade, no Estado e contribuindo com o turismo no país”, acredita o gestor Alex de Deus.

As mobilizações para o projeto tiveram início em setembro de 2021, quando o prefeito Emanuel Pinheiro visitou o representante do país, Suresh Reddy. Em janeiro deste ano o ministro conselheiro da Embaixada da Índia, Baisnab Pradhan, também esteve em Cuiabá para conhecer o Parque da Família que abrigará a estátua de Mahatma Gandhi.

“A estátua de Mahatma Gandhi, ícone mundial da paz e harmonia entre os povos, simboliza o compromisso de Cuiabá com esses valores universais. Sua construção não apenas enriquece nossa paisagem urbana, mas também destaca que nossa cidade é um lugar dedicado à promoção da paz e da cooperação”, diz o prefeito de Cuiabá.

O projeto está sendo finalizado com os devidos ajustes em comum acordo com a embaixada indiana para ser entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro. Está sendo construído com apoio dos secretários para somar mais ideias visando o projeto final e agilizar a inauguração que deve acontecer em breve. Todas as fases do projeto são dialogadas com a embaixada e concluídos em comum acordo. As professoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Mariele Camargo (Yoga) e  Eneldes Corrêa (de Terapia Indiana) atuam como colaboradoras. O dr. Umesh Mukhi, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e embaixador honorário cultural da Unesco Club Sorbonne também tem colaborado com o projeto.

O monumento do "Gandhi Andante" já foi instalado em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Londrina e Salvador. A estátua simula o movimento de caminhada do líder indiano e será doada para Cuiabá pelo governo da Índia, via Embaixada no Brasil.

 
Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet