Cuiabá, domingo, 19/05/2024
09:30:06
informe o texto

Notícias / Geral

07/05/2024 às 13:47

SOLIDARIEDADE

Botelho solicita criação de corredor humanitário isento de tributos para doações ao Rio Grande do Sul

Fábio Garcia afirma que Mauro Mendes determinou isenção e Estado trabalha tema no Confaz

Jardel P. Arruda

Botelho solicita criação de corredor humanitário isento de tributos para doações ao Rio Grande do Sul

Foto: Marcos Lopes / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), solicitou ao governo do Estado a criação de um corredor humanitário para doações livres de impostos para mercadorias com objetivo de ajudar as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul. O governador Mauro Mendes (União) já autorizou a renúncia fiscal, porém o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) precisa autorizar a medida.

“Recebi muitas solicitações de empresários que querem doar para pessoal ajudar os gaúchos que estão passando por essa situação de cheias que estão passando, uma situação difícil, mas eles estão pedindo isenção tributária para doação de cama, roupa, alimento. Precisa dessa isenção tributária para que eles possam doar”, explicou Botelho, nesta terça-feira (7), em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União).

O próprio secretário Fábio Garcia entrou em contato com o governador Mauro Mendes (União), que imediatamente deu a autorização e determinou o início dos trabalhos para conseguir a liberação do Confaz. 

No Brasil, toda isenção fiscal precisa ser autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, devido a “guerra fiscal”, termo usado para descrever a competição desleal entre unidades da federação para atrair empresas com benefícios que diferentes estados não conseguem oferecer.

Ainda não foi divulgado quanto tempo pode demorar a autorização do Confaz para a criação do corredor humanitário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet