Cuiabá, domingo, 02/06/2024
08:25:55
informe o texto

Notícias / Geral

09/05/2024 às 16:20

PARABÉNS MT

Mato Grosso completa 276 anos nesta quinta (9)

A data é reconhecida oficialmente no calendário estadual pela Lei nº 8007/2003, que foi proposta pelo então deputado João Malheiros na AL-MT

Leiagora

Mato Grosso completa 276 anos nesta quinta (9)

Foto: Reprodução

No dia 9 de maio Mato Grosso comemora seu aniversário de efeito estadual. O evento que foi uma iniciativa do então deputado estadual João Malheiros através de um projeto de lei, que não inclui dispensa de trabalho, porém, consta de comemorações cívicas, educativas e informativas sobre o Estado.

Criado em 1748, portanto há 276 anos, o Estado de Mato Grosso ainda não tinha uma data comemorativa. A Lei foi sancionada pelo Governo do Estado, no final de 2003, determinou que todo dia nove de maio passe a ser a data definitiva para a comemoração da criação do Estado.

Conforme dados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 01 de janeiro de 1727, o arraial foi elevado à categoria de Vila por ato do Capitão general de São Paulo, Dom Rodrigo César de Menezes.
Embora a fundação da hoje capital do Estado, Cuiabá, tivesse ocorrido 29 anos antes, a capitania de Mato Grosso nasceu dia 9 de maio de 1748 em carta assinada pelo Rei D. João V, desmembrando o novo território da capitania de São Paulo. Assim oficialmente originou-se o grande Estado de Mato Grosso, o primeiro governador foi Dom Antônio Rolim de Moura. Alguns anos mais tarde a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade foi escolhida como sede administrativa (capital).

Já com a república em 1889, a denominação passou a Estado de Mato Grosso. Em 1977, o estado foi desmembrado e deu origem ao vizinho Mato Grosso do Sul.   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet