Cuiabá, segunda-feira, 15/04/2024
02:13:35
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

08/07/2018 às 16:00

Animais de estimação podem ajudar a prevenir a obesidade infantil

Redação Leiagora

Uma pesquisa feita no Canadá mostrou que crianças que conviveram com animais de estimação nos primeiros anos de vida têm menos tendência a serem obesas. Isso porque conviver com animais peludos muda a microbiota intestinal das crianças, aumentando o número de bactérias do gênero Ruminococcus, associadas ao risco reduzido de obesidade. Além disso, os pesquisadores também identificaram um aumento na quantidade de bactérias do gênero Oscillospira, associada a resistência a doenças alérgicas.

Os pesquisadores selecionaram 746 bebês canadenses, que nasceram entre 2009 e 2012 e já participam de um estudo a longo prazo sobre saúde infantil no país. As mães responderam um questionário informando se haviam pets na casa durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez e nos três primeiros meses do pós-parto. Para avaliar a microbiota do intestino dos bebês, foram coletadas amostras de fezes das crianças com mais ou menos 3 anos de idade.

De todos os bebês que participaram da pesquisa, mais da metade foram expostos a pelo menos um animal peludo (gato ou cachorro, por exemplo). Aqueles que tiveram esse tipo de contato apresentaram uma microbiota intestinal diferente, na qual havia o dobro de bactérias que ajudam a prevenir alergias e obesidade. Os pesquisadores também levaram em conta outros fatores que influenciam no resultado como a utilização de antibióticos e o tipo de parto, e acabaram constatando que a exposição aos animais realmente faz diferença em todos esses casos.

O que os cientistas especulam que as crianças são expostas quando entram em contato com a sujeira que está nas patas e nos pelos dos bichinhos, ajudando a fortalecer a imunidade.

Imagem destacada por Dean Wissing/ Wikimedia Commons.

Por Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet