Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:47:34
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

09/07/2018 às 17:00

Cuiabá/MT: IX Encontro Ciranda de Crioula Terezas em Cuiabá inicia dia 13

Redação Leiagora

O Museu de Imagem e Som (Misc), em Cuiabá/MT, realizará o IX Encontro Ciranda de Crioula Terezas, de 13 a 30 de julho. O evento faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Tereza de Benguela. O encontro contará com artes e artistas mato-grossenses, além de exposições, oficinas, sarau, música e Roda das Terezas. Com a entrada livre e gratuita, os visitantes receberão durante o evento, a abertura da Exposição ?De Benguela, de Cuiabá, do Mundo, Terezas? com Gilda Portella, Meg Marinho e Paty Wolff.

O evento é coordenado pelas voluntárias Érica Sales, Isis de Castro e Gilda Portella. As voluntárias celebram a historicidade das mulheres Terezas, que são obras em que retratam mulheres, evidenciando o feminino contando sua própria história ou da outra, sensibilizando os olhares pela arte. No dia 13 de julho (sexta-feira), a partir das 16h, terá as Oficinas de Turbantes com Sonia Aparecida e Oficina de Dança Afro do Grupo Ayoluwá com Cristovão Luiz.

Para o dia 21 de julho (sábado), das 16h às 21h, haverá diversas apresentações sendo elas a Exposição Heroínas Negras, do Coletivo Negro da UFMT; apresentação de Painting Art com Paty Wolff; apresentação das Instituições Representativas, Movimentos Sociais e seus representantes; Roda de Afoxé com o Grupo Aguerê e no Palco Dona Francisca Performance com Lupita Amorim.

Além do Sarau de Poesias Afro mato-grossense com a presença de Edilaine Duarte, Claudio Benassi, Lindalva Alves, Luana Soares, Luiz Renato, Maria Clara Bertúlio, Silviane Ramos, Talita Gonçalves, Tereza Helena e aberta a demais participações. As mediadoras serão Antonieta Luisa Costa e Gonçalina Eva Almeida de Santana e aberta a demais participações. Haverá também o Livro Pérolas Negras com Silviane Ramos; Ciranda Umbigada com Erica Salles e Isis Castro; Cântico e Dança Sagrada com o Grupo Cultural Tambores da Jurema Axé e Dende com Regina Cancio, Graça Almeida; Percussão com Ivan Neto e Mario Luiz; Roda de Capoeira com Aruandê e Mestre Borracha; Artesanatos de Mandalas e Orixás com Sonia Aparecida; Bonecas Negras (Abayomi) com Regina Cancio.

No dia 25 (quarta-feira), o público visitará a Exposição de Fotografia Ciranda e Terezas Cuiabanas com Isla Castro e João Almeida.

   

Por Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet