Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:17:39
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

14/07/2018 às 09:00

Robôs irão reconhecer plantas e ajudar na agricultura

Redação Leiagora

Pesquisadores brasileiros estão tentando unir robótica, inteligência artificial e conhecimentos em biologia para desenvolver uma tecnologia que permita máquinas agrícolas coletarem dados sobre as plantas no campo. Essas informações darão origem a modelos digitais em 3D que poderão ajudar no melhoramento genético e na agricultura de precisão. Os cientistas esperam que, no futuro, uma máquina agrícola possa fazer diversos tipos de observações.

As imagens serão capturadas automaticamente e os modelos digitais irão mostrar as estruturas das plantas, como folhas, caules, flores ou frutos. Os dados serão, então, analisados e podem contribuir para estimar a produção, além de identificar pragas ou áreas com deficiência nutricional.

As primeiras versões dessa tecnologia já estão sendo testadas em culturas de milho e uva de vinho. O projeto, liderado pela  Embrapa Informática Agropecuária (SP), está sendo realizado em parceria com a Embrapa Instrumentação (SP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A estratégia da equipe é construir um robô equipado com câmeras acopladas e um escâner a laser, que faça varredura nas áreas de cultivo. A tecnologia de geolocalização é similar a que as empresas de mobilidade estão testando em carros autônomos. Também serão utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina, na qual o robô ?aprende? e se aprimora após diversas observações.

Os testes estão sendo feitos em pequenas regiões pois, no campo, há muitos desafios a serem enfrentados até que a tecnologia esteja pronta para uso. Fatores climáticos e o terreno influenciam o funcionamento do robô, e uma boa infraestrutura computacional é indispensável para que se possa armazenar e processar os dados coletados. Foram destinados US$ 60 mil (cerca de R$ 200 mil reais) para o projeto de pesquisa ?Agricultura ciente de ambiente: raciocínio sobre estrutura tridimensional no campo de cultivo? . Os recursos vieram de uma chamada conjunta da Fapesp com a empresa de tecnologia IBM. O projeto será realizado entre abril de 2018 e março de 2020.

Imagem destacada: Arquivo Embrapa.

Por Bárbara Muller com informações da Agência Embrapa de Notícias.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet