Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
08:10:02
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

16/07/2018 às 10:11

Cirurgia plástica leva gerente de banco à óbito

Maisa Martinelli

Lilian Calixto, gerente de uma agência bancária em Cuiabá, morreu na madrugada deste domingo (15), após a realização de uma cirurgia estética no Rio de Janeiro. Ela teria sofrido uma parada cardiorrespiratória decorrente de uma embolia pulmonar depois de fazer um preenchimento de glúteo com polimetilmetacrilato (PMMA), proibido no Brasil para procedimentos estéticos. Suspeita-se que a substância tenha atingido a corrente sanguínea, atingindo o pulmão.

Segundo informações, a cirurgia estava marcada em Brasília, porém foi transferida para o Rio de Janeiro. O procedimento foi realizado na manhã de sábado (14). Lilian chegou a sair do hospital para ir jantar, porém logo depois começou a passar mal e voltou para a unidade hospitalar, onde sofreu um mal súbito.

Lilian tinha 46 anos e deixa um marido e dois filhos, um rapaz de 20 anos e uma menina de 13.

Outro caso

Recentemente, outro caso envolvendo cirurgia plástica assustou a população cuiabana. Ediléia Daniele Ferreira Lira, de 33 anos, morreu após a realização de um procedimento de lipoescultura e mamoplastia, em maio deste ano. A cirurgia foi realizada por uma equipe do Programa Plástica para Todos, que oferece preços abaixo do praticado no mercado. Ediléia sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Cuidados

É importante lembrar que todo procedimento cirúrgico requer cuidados. Mesmo sendo com um profissional experiente, a cirurgia pode trazer algum tipo de complicação, já que cada organismo funciona de uma maneira e, às vezes, pode reagir diferente do esperado.

Antes de realizar a cirurgia, é importante saber quais os cuidados que se deve tomar antes de enfrentar o bisturi. Além disso, é importante estar por dentro dos possíveis riscos e complicações do procedimento.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o cirurgião tem a obrigação de explicar detalhadamente os riscos associados à cirurgia. É necessário a autorização do paciente por escrito no termo de consentimento, a fim de garantir um entendimento correto acerca da intervenção cirúrgica.

O pós-cirúrgico também é de extrema importância. Segundo a SBCP, a relação entre paciente e cirurgião deve continuar mesmo após a realização da cirurgia, porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos são permanentes, porém algumas mudanças podem ocorrer com o passar do tempo. Por isso, é importante manter visitas regulares de seguimento da cirurgia.

Vale salientar que a busca por um profissional especializado é fundamental na hora de fazer uma cirurgia plástica. O site da SBCP dispõe de um campo onde é possível fazer buscas dos cirurgiões plásticos credenciados.  Para saber se seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, acesse o link.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet