Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:52:22
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

01/08/2018 às 15:00

Mato Grosso já recebeu vacinas contra sarampo e poliomielite

Redação Leiagora

A campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite começa na próxima segunda-feira (06). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso já recebeu todos os lotes de vacina previstos e a distribuição para os Escritórios Regionais deve ser finalizada ainda nesta semana.

A campanha está sendo promovida pelo Ministério da Saúde e pretende imunizar crianças de até cinco anos. O dia D de mobilização será em 18 de agosto, o encerramento está previsto para dia 31 do mesmo mês. Sarampo e Poliomielite são doenças já controladas no Brasil, e o objetivo da campanha é evitar a reintrodução dos vírus. As crianças são as mais vulneráveis e os pais e responsáveis devem levá-las aos postos de saúde com a caderneta de vacinação para que seja feito o registro.

Todas as crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas, independente da situação, exceto crianças que tenham se vacinado contra as doenças nos últimos 30 dias. O objetivo é garantir uma cobertura homogênea. A vacina tríplice viral imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Já para a poliomielite serão administradas dois tipos de vacina. As crianças que nunca tomaram nenhuma dose receberão a vacina injetável, enquanto as demais receberão a dose via oral.  

De acordo com dados da SES-MT, seis casos de sarampo foram registrados em Mato Grosso neste ano. A campanha será realizada em todo o território nacional, com exceção dos estados Roraima e Rondônia, além da capital do Amazonas, Manaus. Nessas localidades a campanha foi antecipada por conta do alto número de casos de sarampo registrados na região. O Brasil é considerado livre de poliomielite desde 1990, graças às campanhas de vacinação que acontecem desde a década de 1980.

O Ministério da Saúde tem como meta imunizar mais de 11 milhões de crianças em todo o território nacional. Em Mato Grosso, a meta é atingir 202.216 crianças. As doses são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A população também pode aproveitar a oportunidade para verificar se há vacinas a serem atualizada, garantindo a proteção das crianças contra outras doenças.

Poliomielite

Também conhecida como ?paralisia infantil?, a doença é contagiosa e causada por um vírus Prejudica principalmente as crianças. O vírus destrói células nervosas da medula espinhal, causando paralisia que pode ser fatal. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados além do contato com pessoas infectadas. A vacina contra  a pólio foi desenvolvida em 1950 e tem sido utilizada como a principal forma de combater a doença em todo mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente Paquistão, Nigéria e Afeganistão são considerados países onde a pólio ainda é endêmica.

Sarampo

É uma doença extremamente contagiosa que pode levar à complicações e até à morte.  Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Com o aumento do número de casos, o país está reforçando o acesso à vacina e tratamento para conter a doença. Os sintomas incluem febre, tosse, coriza, olhos inflamados e manchas vermelhas na pele.

Imagem destacada: Ministério da Saúde.

Direto da redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet