Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:23:45
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/08/2018 às 11:11

Campanha Agosto Lilás realiza ações sobre a violência contra a mulher em MT

Maisa Martinelli

A campanha Agosto Lilás teve início na tarde da última quarta-feira (1º) com o objetivo de discutir sobre questões que envolvem a violência doméstica e direitos das mulheres. Durante todo o mês de agosto, a Delegacia Especializada da Mulher de Cuiabá (DEDM) participará de diversas atividades que integram a ação, organizada pela Superintendência de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A campanha acontece no mês em que se comemora os 12 anos da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, e traz informações importantes para o público feminino, como a efetividade da legislação vigente, metas para que avanços sejam alcançados, articulando políticas públicas que visam a proteção e os direitos das mulheres.

?A lei Maria da Penha é uma lei social, que visa a proteção da integridade física e psicológica, defende o direito à cidadania, dignidade e o respeito à mulher?, explicou ao Leiagora a superintendente estadual de Políticas Públicas para Mulheres da Sejudh, Mariluci Delgado.

Durante todo o mês, o Agosto Lilás tem uma agenda de atividades em Cuiabá, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento, contando com a participação da sociedade civil organizada.

Nesta sexta-feira (3), a partir das 14h, a programação será na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), onde será debatida a importância do servidor público no combate à violência doméstica.

?Quando a mulher, ou qualquer cidadão, procura um órgão público está exercendo seu direito. E o dever do servidor é atendê-lo da melhor forma possível, orientando, encaminhando. Quando esse servidor não atende prontamente, praticamente está violando esse direito do cidadão, ou no mínimo, dificultando e, com isso, incitando a violência?, afirmou Mariluci.

?Nesse mês de agosto nós queremos ampliar a reflexão de que combater a violência vai além de editar uma lei, vai além do que a lei Maria da Penha já está editada e divulgada. É preciso implementá-la, colocá-la em ação no dia-a-dia, desde os pequenos detalhes, como o bom atendimento, reconhecer a dignidade, a importância desse órgão onde o servidor está trabalhando, representando o poder público. Tem que ter um reconhecimento individual, a valorização como servidor e como pessoa responsável pela sociedade?, ponderou Delgado.

Segundo a superintendente, essa mobilização é importante para transformar o quadro atual de Mato Grosso, que possui um alto índice de violência contra as mulheres. ?Precisamos unir força e esforços para poder combater tudo isso?, declarou.

A campanha definiu agosto para discutir o tema porque é o mês da sanção da lei Maria da Penha. Já a cor lilás foi adotada pelo feminismo no mundo.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet