Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:00:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

06/08/2018 às 17:30

Colheita de Algodão avança em Mato Grosso e chega a mais de 15% do total

Redação Leiagora

O clima seco e a estiagem  contribui para o avanço da colheita do algodão em Mato Grosso. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuáriao (IMEA), apontam que a colheita de algodão para a safra 2017/18 avançou 6,84 p.p nesta última semana, alcançando 15,52% da área estimada.

Com o beneficiamento em andamento em algumas regiões, tem sido apontado que a produtividade média das áreas colhidas vem variando em torno de 220@/ha a 300@/ha na média do Estado.

Os economistas avaliam  que para a próxima semana, as previsões climáticas indicam aumento da temperatura em boa parte do Estado, o que pode ser favorável para a intensificação da colheita e redução dos atrasos, visto que já apresenta -9,66 p.p. em relação ao mesmo período da safra passada.

No campo a luta é contra o Bicudo

Nos trabalhos de campo, o controle de pragas vem sendo realizado intensivamente, com destaque para o bicudo, já que nesta safra exibiu um aumento significativo nas principais regiões do Estado.

O bicudo do algodoeiro é uma das principais pragas que atingem a lavoura de algodão. Ele está presente em todo o território nacional e seu controle significa um alto custo na produção do algodão.

Pela forma como o inseto ataca as lavouras, é considerado por muitos cotonicultores como ?o câncer da cotonicultura brasileira?, pois os danos causados por ele são silenciosos e com grande velocidade. Desta forma, quando o produtor se dá conta, o campo está completamente infestado pela praga e os danos são irreversíveis, já que ataca e destróis os botões florais.

As larvas do bicudo inseto se desenvolvem no interior dos botões de flores, por isso a necessidade do monitoramento constante de cada talhão, a fim de reduzir os danos causados por esta praga. O controle é feito através de defensivo químico, que para atingir uma boa eficiência, é necessária adotarem outras estratégias em conjunto,  como a destruição adequada dos restos culturais ao final do ciclo da cultura, para impedir rebrotas e com isso manutenção dos adultos na área de cultivo.

Direto de Sorriso-MT, Adriano Carneiro, com informação do IMEA

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet