Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:22:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/08/2018 às 16:17

Cavalo Pantaneiro ganha destaque na 52º edição da ExpoCáceres

Rafael Costa

Tendo um destaque especial na 52º edição da ExpoCáceres, o Cavalo Pantaneiro conta com toda uma programação especialmente pensada na raça. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP), José Morais, concedeu uma entrevista especial ao Portal Leiagora, e contou um pouco sobre as características equinas que tornou a raça como um produto de exportação e investimento para o produtor rural. A ExpoCáceres teve início na última quinta-feira (8) e encerra-se neste próximo domingo (12).

O presidente da Associação contou que esta é a primeira vez que o Cavalo Pantaneiro tem um destaque especial em um evento de grande porte no município de Cáceres. Morais explicou que a raça sempre esteve presente nos eventos voltados ao agronegócio, mas esta é a primeira edição como protagonista.

?Recebemos o convite do Sindicato Rural e ficamos honrados pelo devido reconhecimento que a raça do Cavalo Pantaneiro merece. Estamos presentes no julgamento e morfologia, além da participação maciça da raça em todas as provas?.

De acordo com o presidente da ABCCP, a raça que já ganhou o Brasil pelo seu alto desempenho e rendimento com a lida no campo, agora está atravessando divisas e sendo representada em países como a Bolívia e o Paraguai. ?O Cavalo Pantaneiro, como o nome diz, é excelente para a lida do campo em regiões alagadas e hostis como o Pantanal. Seu desempenho melhora ainda mais em outros terrenos. Por este motivo, a raça, que é devidamente patenteada e registrada, vem ganhando destaque entre o meio equestre no Brasil e fora dele também?, explicou.

Márcio Lacerda, ex-presidente do Sindicato Rural de Cáceres e que hoje exerce o cargo de vice-presidente regional da Famato (Sudoeste), também foi ouvido pela equipe de reportagem para realizar uma avaliação do evento. Com vasta experiência no meio do agronegócio, Lacerda contou que a valorização da raça do Cavalo Pantaneiro faz parte de um projeto inciado no ano de 2015, quando à época exercia o cargo de presidente do Sindicato Rural e inaugurou o Centro Hípico ?José Candido de Paula?.

?É uma alegria muito grande ver a continuidade do nosso trabalho e essa parceria maravilhosa entre o produtor, a associação e as pessoas que tenham interesse de investir nesse segmento. É uma atividade que envolve principalmente a parte econômica, cultural e vocacional da nossa bacia pantaneira. A ExpoCáceres tem estrutura para grandes eventos, seja no hipismo clássico, laço comprido, ou seja, em resumo, várias outras modalidades vinculadas ao cavalo, mas temos como principal meta fortalecer a raça?, disse Márcio.

Cáceres

Conhecido como a Princesinha do Rio Paraguai, o município de Cáceres é rico em belezas naturais e possui em seu ecossistema o Pantanal e o cerrado. Na região, que também é mundialmente conhecida pelo Festival Internacional de Pesca Esportiva, a pecuária também se tornou uma das principais atividades econômicas do município.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet