Cuiabá, sexta-feira, 14/06/2024
16:07:38
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

19/08/2018 às 12:00

Estudantes brasileiros poderão enviar experimento para a Estação Espacial Internacional

Redação Leiagora

Os estudantes de todo o Brasil terão uma oportunidade de projetar um experimento científico e enviá-lo ao espaço. É o concurso Garatéa-ISS 2018, que está recebendo inscrições até dia 28 de agosto. O experimento escolhido será lançado com um foguete da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) em 2019. Podem participar escolas de todo o país pelo site www.garatea.space, que também disponibiliza um manual para os participantes.

O Student Spaceflight Experiments Program (SSEP) é realizado pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) há treze anos com jovens norte-americanos. Esta é a segunda vez que a competição ocorre no Brasil. A primeira foi em 2017, quando estudantes paulistas enviaram um experimento à ISS para verificar como o cimento misturado com plástico verde se solidifica em microgravidade.

O programa foi trazido ao Brasil pela Missão Garatéa, uma iniciativa de instituições e pesquisadores brasileiros que visa divulgar a ciência entre os jovens e incentivar a exploração espacial no país. A ideia, este ano, é que estudantes do Brasil inteiro possam participar. Após a inscrição, as escolas definirão grupos de alunos. Cada projeto será realizado por um grupo de até quatro alunos. As escolas deverão promover seleções internas e apresentar três propostas que serão avaliadas em 1º de dezembro por especialistas de várias instituições brasileiras.

Serão selecionados os três melhores projetos. A partir daí, os projetos melhorados, com os grupos sendo preparados sob a coordenação da Missão Garatéa. Especialistas da Nasa farão a seleção final. O lançamento oficial do programa ocorrerá após a finalização das inscrições, no dia 30 de agosto. Os projetos serão desenvolvidos a partir de setembro e, em dezembro, os americanos selecionarão o experimento que acompanhará os astronautas na missão. O programa está sendo patrocinado pelas empresas Airvantis, Instituto TIM e Braskem.

Imagem destacada: Wikimedia Commons.

Direto da Redação, Bárbara Muller, com informações da assessoria da Missão Garatéa.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet