Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:41:09
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

20/08/2018 às 16:35

Igreja Messiânica busca construir o Paraíso na Terra

Redação Leiagora

O Leiagora está começando uma série de reportagens sobre religiões. Começamos pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Visitamos a nova sede da Igreja em Cuiabá durante a cerimônia de entronização, que é realizada quando um templo novo é inaugurado. A inauguração aconteceu no dia 19 de agosto na capital. A Igreja Messiânica tem como objetivo construir o Paraíso Terrestre, um mundo sem doenças e conflitos. Pessoas de outras crenças e ateus são bem-vindos na comunidade, que defende o desenvolvimento da religião aliado ao desenvolvimento material. 

A religião utiliza os cinco volumes do Alicerce do Paraíso, de Menshu-Sama, como livro sagrado. Também existem outros livros que contém os ensinamentos do fundador. Os ensinamentos são parte dos  instrumentos de purificação. Esse processo é necessário para incentivar a prática das virtudes. O processo de purificação da religião se chama Johrei e visa criar um método para a felicidade. Johrei também é o nome das casas que acolhem visitantes para as orações. Os seguidores acreditam na criação de um paraíso na Terra, sem conflitos ou doenças. Os messiânicos, como são conhecidos, acreditam que o sofrimento é uma purificação do espírito. Para eles, assim como para fiéis de outras religiões, o espírito e seus modificações precedem a matéria.

O nome Johrei Center, que designa o local onde as pessoas recebem o Johrei, foi escolhido para popularizar a filosofia. O nome não dá a conotação religiosa para aqueles que não o conhecem, convidando pessoas de outras religiões a entrarem e receberem ajuda para sua purificação.

A religião foi fundada por Mokiti Okada em 1935 no Japão, e chegou 20 anos depois ao Brasil. Já possui mais de 500 unidades e 2 milhões e meio de pessoas, entre messiânicos e simpatizantes. Os fiéis se reúnem em Johrei Centers, que são casa de oração, ou em igrejas, que são maiores e comportam mais pessoas e atividades. Okada é chamado de Meishu-Sama, que significa Senhor da Luz. Sua fotografia está pendurada em todas as igrejas ou Johrei Centers.

Sempre que uma nova casa ou Johrei Center é inaugurado, há a cerimônia de entronização. Nela, os ministros convidados colocam uma imagem de Meishu-Sama, o símbolo do mundo material e o símbolo Divino no altar. A cerimônia começa com as luzes apagadas, na qual as imagens são levadas para dentro da igreja. Os ministros andam  lentamente ao som do Taiko, um tambor japonês. Quando a imagem chega ao local determinado, os ministros fazem uma oração especial. Depois as cortinas são abertas e os símbolos apresentados ao público. Os ministros fazem, então, uma oração com todos os fiéis, em Japonês e Português.

Confira, na matéria completa, imagens da cerimônia de entronização:

https://www.youtube.com/watch?v=ps5vY7LM9YE&feature=youtu.be

ERRATA: No vídeo falamos que a Igreja não possui um livro sagrado. Isso é incorreto, pois a religião segue os ensinamentos de Meishu Sama, escritos em cinco volumes compilados em O Alicerce do Paraíso.

Imagem destacada: Leiagora.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet