Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:25:10
informe o texto

Notícias / Geral

22/08/2018 às 11:18

Dicas para crianças difíceis de comer

Redação Leiagora

Lidar com crianças que são comedores exigentes pode ser frustrante, especialmente quando você não tem certeza de maneiras eficazes e seguras de expandir as preferências alimentares de seus filhos. Além disso, as crianças que estão limitadas a apenas alguns alimentos correm o risco de não obter a quantidade adequada e a variedade de nutrientes que seus corpos em crescimento precisam para prosperar.

A boa notícia é que existem muitas maneiras baseadas em evidências para persuadir seu filho a tentar, aceitar e até mesmo desfrutar de novos alimentos. Adicionar algumas folhas de espinafre ou couve a vitamina colorida favorita do seu filho é uma ótima maneira de apresentar folhas verdes. Outra maneira de fazer com que os alimentos pareçam mais apetitosos para as crianças é apresentá-los de uma forma divertida e criativa, por exemplo, usando cortadores de biscoitos de estrelas para fazer frutas e vegetais frescos em formas divertidas. As crianças aprendem sobre alimentos e preferências alimentares observando os comportamentos alimentares dos outros. Na verdade, pesquisas mostram que as crianças pequenas são mais propensas a aceitar novos alimentos quando outras pessoas ao seu redor também comem os alimentos.

É normal que os pais queiram alimentar os filhos com porções maiores para garantir que eles recebam as calorias necessárias. No entanto, ao experimentar novos alimentos, menos pode ser melhor. Dar às crianças grandes porções pode sobrecarregá-las e levá-las a recusar a comida simplesmente porque a porção é muito grande. Se eles se derem bem com a porção menor, aumente lentamente a quantidade de comida nova nas refeições subsequentes até que um tamanho normal de porção seja atingido.

Usar alimentos não saudáveis como sorvete, batatas fritas ou refrigerante como recompensa pode levar as crianças a consumir uma quantidade excessiva de calorias e a comer quando não estão necessariamente com fome. Adesivos, lápis, tempo de jogo extra ou permitir que seu filho escolha um jogo favorito para jogar após o jantar são exemplos de recompensas não relacionadas a alimentos que você pode usar para promover a aceitação de alimentos.

Se o seu filho tende a recuar de alimentos como laticínios, alimentos que contêm glúten ou vegetais crucíferos, eles podem estar experimentando sintomas desagradáveis relacionados a uma intolerância alimentar. Pergunte ao seu filho se há algum alimento que faça com que se sinta nauseado, inchado ou doente de alguma forma e leve a sério a sua resposta. As crianças podem ser muito persuasivas, e é por isso que é importante que os pais se lembrem de que devem estar no controle.

Levar as crianças ao supermercado e permitir que elas escolham alguns itens saudáveis que gostariam de experimentar pode tornar as refeições divertidas e empolgantes, ao mesmo tempo em que lhes dá confiança. Deixe que as crianças o ajudem a preparar refeições e lanches fazendo com que eles realizem tarefas seguras adequadas à sua idade, como lavar ou descascar produtos ou arrumar alimentos em pratos. Pesquisas mostram que crianças que estão envolvidas na preparação de refeições são mais propensas a consumir verduras e calorias em geral do que aquelas que não estão.

Criando um ambiente divertido e livre de pressão quando comer refeições é fundamental quando se lida com um comedor exigente. Os pais devem criar um ambiente livre de distrações para seus filhos durante as refeições e lanches. Sempre coloque as crianças em uma mesa de jantar ao servir refeições ou lanches. Isso fornece consistência e permite que eles saibam que esse é um lugar para comer, não para brincar.

Pesquisas sugerem que as crianças podem precisar de até 15 exposições a um novo alimento antes de aceitá-lo. Assim como os adultos, as crianças têm preferências por determinados gostos e texturas. Entender que tipos de alimentos seus filhos gostam pode ajudá-lo a oferecer-lhes novos alimentos que são mais propensos a aceitar.

Assim como os pais, os colegas podem influenciar a ingestão de alimentos de uma criança. Fazer com que as crianças consumam refeições com crianças da mesma idade que sejam mais aventureiras com os alimentos pode ajudá-las a estar mais motivadas para experimentar novos alimentos.

Direto da Redação - Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet