Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
13:38:11
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

24/08/2018 às 07:13

TJ-MT concede liberdade à Savi e aos irmãos Taques

Redação Leiagora

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), por maioria, concederam a liberdade ao deputado Mauro Savi (DEM), ao ex-secretário da Casa Civil Paulo Taques e seu irmão Pedro Jorge Taques. A decisão foi acatada na noite da última quinta-feira (23).

O ex-secretário, Paulo Taques, e seu irmão Pedro Jorge Taques, os empresários Claudemir Pereira dos Santos e Roque Anildo Reinheimer, estavam presos desde 9 de maio deste ano, assim como Mauro Savi. Eles são acusados de integrar um esquema de desvios de recursos operado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Foram 9 votos a favor das solturas e 8 votos contra. Votaram a favor os desembargadores Paulo da Cunha, Sebastião Filho, Juvenal Pereira, Luiz Ferreira, Marcos Machado, Dirceu dos Santos, Carlos Alberto, Helena Maria e Antônia Siqueira.

No mesmo julgamento, o Pleno do TJ acatou por unanimidade a denúncia contra os acusados, incluindo o empresário José Kobori, que estava em liberdade. Eles se tornam réus na ação penal oriunda da Operação Bônus, 2ª fase da Operação Bereré, deflagrada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco-Criminal).

Além disso, o TJ aponta que há indícios ?suficientes? de materialidade e autoria dos crimes pelos quais os envolvidos são acusados, para além das delações premiadas, como documentos oriundos de conversas de whatsapp e comprovação de transações bancárias. O desembargador esclareceu ainda que não há irregularidade quanto à competência do juízo para o julgamento do caso, em razão de se tratar de uma mesma organização criminosa.

Derik Bueno, da redação

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet