Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:14:49
informe o texto

Notícias / Geral

06/09/2018 às 09:04

Plano Estadual de Combate ao Suicídio é destacado em 'Setembro Amarelo'

Redação Leiagora

Há três anos, o mês de setembro ganhou uma cor específica para marcar a Campanha Internacional de Combate ao Suicídio e Valorização da Vida. O "Setembro Amarelo" foi uma iniciativa  do Centro de Valorização da Vida, que ganhou adeptos nas iniciativas pública e privada, com o intuito de trazer o diálogo à sociedade. É um mês que busca criar conversas sobre o tema e deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Mato Grosso é um dos estados pioneiros em institucionalizar a campanha, por meio da Lei nº 10.598, de 26 de setembro de 2017-  com o Plano Estadual de Combate ao Suicídio. Desde 2015, busca-se a conscientização e prevenção ao ato, que acomete crianças, jovens e adultos. Durante o período, escolas e  repartições públicas de Mato Grosso promovem palestras direcionadas aos profissionais de saúde com o objetivo de capacitá-los para identificação de possíveis pacientes que se enquadrem no perfil. Também estão previstas exposições com cartazes que explicitem eventuais sintomas sobre os aspectos do comportamento doente. O plano estadual congrega profissionais engajados em tratar o transtorno mental ou psicológico, que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e uso/abuso de drogas.

De acordo com a psicóloga Cristiane Ferreira, os sentimentos de angústia e dor estão entre as prinicipais causas de suicídio. Para o tratamento, a profissional reitera a necessidade de acompanhamento psicológico. A angústia, segundo Ferreira, é o sentimento mais primitivo do ser humano, caracterizado pela sensação de sufocamento, dor no peito, sentimento de ansiedade, de falta, carência, aflição e insegurança. Já a tristeza profunda é incapacitante no ser humano e pode levar a quadros de depressão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que no mundo todo, aproximadamente, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu.  Dos casos registrados, 90%  poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Sobre o CVV 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal em 1973, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Em Cuiabá, o CVV atende 24h pelos telefones 188 (Cuiabá e Várzea Grande) ou (65) 3321-4111 (interior). Eles fazem também atendimento pessoal na Rua Comandante Costa, 296, das 8h às 18h.

Direto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet