Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
08:36:53
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

10/09/2018 às 01:53

Panorama Político 36ª semana

Redação Leiagora

Na semana que passou a campanha em Mato Grosso avançou. Um acontecimento importante foi o lançamento da candidatura a deputado federal do filho do prefeito Emanuel Pinheiro, chamado de Emanuelzinho (PTB). O evento realizado no Hotel Fazenda contou com a presença de cerca de 5.000 pessoas, sendo o maior até agora nesta campanha. Estiveram presentes os representantes da chapa majoritária, com destaque para o candidato  a Governador Wellington Fagundes e a Senador Adilton Sachetti, além dos pais do candidato.

Vale observar a ausência da candidatura Maria Lúcia Cavalli Neder, da mesma coligação. É que houve o compromisso de Emanuel Pinheiro apoiar o candidato Jayme Campos, com quem mantém relações políticas desde o tempo em que militou no antigo Partido da Frente Liberal (PFL). Nesta eleição todos estão montando seu ?combo?, servindo-se das opções colocadas pelas chapas conforme sua conveniência. É muito raro um candidato ou mesmo eleitor que estão escolhendo candidatos de uma chapa na íntegra. Por outro lado Maria Lúcia obteve o apoio do ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz. Nesta semana Percival apoiou publicamente o candidato Mauro Mendes, encerrando especulações neste sentido.

Foi a escolha mais lógica para Muniz, já que os outros principais líderes da política rondonopolitana estão com outros candidatos a Governador. Sachetti é candidato a Senador e apoia seu ex-rival na Prefeitura Wellington Fagundes e o atual prefeito Zé Carlos do Pátio apoio a reeleição do Governador Pedro Taques.  Para a outra vaga de senado Percival tem apoiado Jayme Campos, Sua dupla então é Maria Lúcia/Jayme Campos e não Jayme Campos/Sachetti como a de Emanuel. Outro aspecto da atitude de Percival Muniz foi afastar ou minimizar a boataria sobre sua saída do diretório estadual do PPS.

Como se sabe, houve uma intervenção do diretório nacional liderado por Roberto Freire e Marco Marrafon foi implantado como presidente no lugar de Percival. Se o ex-presidente silenciasse neste campanha ou apoiasse o Governador Pedro Taques, cresceria a suspeita de um acordo entre eles.

Foi divulgada ainda uma pesquisa eleitoral para Governador realizada na semana que fechou, realizada pelo instituto Voice. Os resultados apontaram 35% das intenções de votos para Mauro Mendes, contra 21% para Pedro Taques, 14% do senador Wellington Fagundes e 1% para os dois candidatos menos competitivos (Moisés Franz e Arthur Nogueira). 

Quando se considera os votos válidos o percentual de Mauro Mendes sobe para 48,6%. Este índice lhe deixaria próximo de uma vitória em primeiro turno, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 3,5%. Ele pode estar entre 45,1% e 52,1%, com boa probabilidade de primeiro turno. Aguardemos as próximas pesquisa.

O grande acontecimento em nível nacional foi o atentado com o candidato Bolsonaro. Dedicarei um artigo a ele.

 Direto da Redação, Vinicius de Carvalho

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet