Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:08:24
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

12/09/2018 às 14:36

Instabilidades nos sistemas fazendários de MT afetam contribuintes

Sandra Costa

Desde segunda-feira (10) os sistemas fazendários da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) passam por instabilidades e os contribuintes estão com dificuldades para emitir notas fiscais eletrônicas, o que afetou o mercado econômico do estado. Algumas empresas tiveram seus serviços e atendimentos parados em sua totalidade.

Ainda no final da tarde desta terça-feira (11), depois de quase 24 horas com os sistemas de emissão de nota fora do ar, a informação no portal da Sefaz é que os sistemas já tinham sido reestabelecidos. ?As equipes de suporte de TI da Sefaz e do fornecedor contratado (Oracle) informam que, temporariamente, todos os sistemas fazendários foram migrados para a base da MTI. Em função disso, podem apresentar instabilidade, em alguns momentos. A estabilidade dos sistemas deverá ser retomada nos próximos dias?, diz trecho do comunicado no portal.

Ainda assim, na manhã desta quarta-feira (12), os sistemas voltaram a ficar fora do ar, deixando os contribuintes mais uma vez apreensivos. A assessoria de imprensa da Secretaria conversou, no início da tarde desta quarta-feira, com a equipe do Portal Leiagora e confirmou que o sistema de nota fiscal eletrônica chegou a ficar fora do ar pela manhã. Disse que, pelo tempo que os sistemas ficaram inoperantes, houve acúmulo de documentos na fila de espera, causando instabilidade. Explicou que o sistema foi retirado temporariamente do ar para ?zerar? essa fila de espera.

Conforme a assessoria, desde o início da tarde os sistemas estão completamente reestabelecidos e que todo transtorno foi devido a queima de um equipamento, e que não houve ataque de hacker ou sistema falho.

 

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet