Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:29:40
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/09/2018 às 13:53

Piracema começa em outubro em Mato Grosso

Bruno Bortolozo

Começa no dia 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2019, o período proibitivo de pesca nos rios que passam por Mato Grosso. A piracema será nos rios das bacias hidrográficas Amazonas, Paraguai e Araguaia-Tocantins. Quem não respeitar a legislação e for flagrado pescando durante o período defeso, ou até mesmo comercializando, transportando e armazenando peixes, sem a documentação exigida, poderá pagar multa de até R$ 100 mil.

Segundo o Conselho Estadual de Peste (CEPESCA), o período proibitivo neste ano será diferente nos rios que ficam na divisa de Mato Grosso com outros estados, considerados rios federais. Com isso, ficou estipulado que a piracema nesses locais começa em 1º de outubro e vai até 28 de fevereiro de 2019.

Apenas a pesca de subsistência está permitida nos rios que cortam o estado. Sendo assim, apenas os ribeirinhos, que dependem de pescar para alimentar suas famílias (sem fins comerciais), podem retirar peixes dos rios. Entretanto, a cota diária por pescador é de 3 kg e um exemplar de qualquer peso.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet