Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:28:59
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/09/2018 às 11:30

Tabelamento do frete não é algo sustentável, diz ministro da Fazenda

Redação Leiagora

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, classificou nesta quarta-feira, 19, como insustentável a política de preços mínimos no frete rodoviário de cargas, implementada pelo governo dentro do pacote concedido aos caminhoneiros para encerrar a greve deflagrada pela categoria no fim de maio.

Ao participar de um seminário que reuniu empresários e executivos do agronegócio, em São Paulo, o titular da Fazenda, numa tentativa de justificar as concessões aos caminhoneiros, lembrou do contexto em que elas foram lançadas. "Foi um momento extremamente difícil. O Brasil não aguentaria mais uma semana parado", disse Guardia."

O tabelamento de frete não é algo sustentável. É um tema que está em discussão no Judiciário, está no Supremo, e precisará ser enfrentado", acrescentou o ministro.

Diesel

Sobre o desconto no preço do diesel, que acompanhou o tabelamento do frete, Guardia observou que a desoneração de tributos que permitiu uma redução de 16 centavos no preço final do combustível é permanente. Mas o próximo governo, ressaltou, terá de decidir sobre a subvenção, garantida até o fim deste ano a um custo de R$ 9,5 bilhões, que reduz o valor do produto em mais 30 centavos. Segundo o ministro, o governo Temer, nesse caso, adotou uma solução temporária para não transferir esse custo ao próximo presidente."

A partir do ano que vem, não teremos mais essa solução. Precisaremos de soluções mais estruturais ... A solução definitiva para esse problema só será dada quando tratarmos a questão de maneira mais ampla", afirmou Guardia, que voltou a defender a maior competição no setor de refino e um tributo flexível, para absorver choques de preços, como saídas à questão do diesel.

Direto São Paulo, Eduardo Laguna - Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet