Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:42:50
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/09/2018 às 15:47

Mapa anuncia retirada do imposto de 10 ingredientes utilizados em inseticidas

Rafael Costa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em seu endereço eletrônico, anunciou a retirada do imposto de dez ingredientes ativos utilizados na formulação de inseticidas aplicados em lavouras do País. Os ingredientes: bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur, são amplamente utilizados no cultivo de soja e milho, e também em culturas como arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo.

O anúncio foi realizado durante a reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex)desta última terça-feira (25). A redução será possível mediante inclusão na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec) do código NCM 3808.69.90 e deve beneficiar o equivalente a 22% das importações brasileiras de inseticidas agrícolas considerando valores de 2017.

A redução foi solicitada em caráter de urgência, em função do início do período de safra, quando há maior demanda por defensivos agrícolas. Do consumo brasileiro dos inseticidas classificados no referido código tarifário cerca de 60% são importados, considerando a média dos últimos seis anos.

De acordo com o ministro Blairo Maggi, a decisão vale quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deve demorar uma semana. ?O ministério trabalha para reduzir os custos de produção, aumentar a renda do produtor e colocar mais produtos na mesa dos consumidores brasileiros e estrangeiros?, afirmou o ministro durante o encontro.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet