Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:06:59
informe o texto

Notícias / Política

07/10/2018 às 12:23

Bolsonaro tenta vitória neste domingo; Haddad e Ciro têm esperança de ir ao 2º turno

Redação Leiagora

Na mais confusa e imprevisível disputa pela Presidência da República desde 1989, 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste domingo (7) em clima inédito de polarização. Maior fenômeno eleitoral desde Lula, Jair Bolsonaro (PSL), filiado a um partido nanico, com estrutura mínima de campanha e escasso tempo de TV, chega ao dia do voto liderando as pesquisas e com chance de vencer no primeiro turno.

Seu principal adversário é Fernando Haddad (PT), mas Ciro Gomes (PDT) ainda nutre esperanças de uma onda final que o leve ao segundo turno.Na véspera da eleição, as principais campanhas fizeram seus últimos eventos. Em Brasília, apoiadores de Bolsonaro, que se recupera em casa da facada levada no último dia 6 de setembro, fizeram uma grande carreata pedindo que a eleição seja decidida já neste domingo.Em Fortaleza (CE), Ciro disse que não guarda mágoas do PT por não tê-lo apoiado e lamentou que a marca da disputa presidencial tenha sido a "confrontação odienta". Haddad esteve em Feira de Santana (BA), para tentar consolidar o voto nordestino.

A eleição acontece após quatro anos de uma crise política que levou ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) e ainda sob o efeito das investigações da Operação Lava Jato, que atingiram os principais partidos.

Agravou o quadro de insatisfação popular uma severa crise econômica que reduziu em 8% a renda per capita do brasileiro desde 2014.Nos estados, a tendência é de mudança de comando em 16 unidades da Federação. São Paulo deverá ter o primeiro segundo turno em 16 anos, e o PSDB enfrenta sua eleição mais difícil desde 1998.Deverá haver a troca do grupo político dominante em estados como Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A tendência é de reeleição na Bahia, Ceará e Pernambuco.

Direto de São Paulo- Folhapress

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet