Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
09:51:56
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

23/10/2018 às 20:19

Pa­no­rama Po­lí­tico, 42ª se­mana

Redação Leiagora

Na semana passada tivemos o avanço da eleição presidencial. Os principais institutos de pesquisa continuaram publicando novas edições. Todas elas apontaram a dianteira do candidato Jair Bolsonaro do PSL, orbitando entre 57% e 60% de acordo com a empresa. Fernando Haddad do PT, por outro lado, ficou com 40% a 43% de votos válidos. O quadro vem estacionário desde o começo do segundo turno, com pouca probabilidade de uma virada. Tudo aponta, portanto, para uma vitória do candidato Bolsonaro no segundo turno com uma margem que não vemos desde Lula em 2002.

Bolsonaro tomou a decisão de não comparecer aos debates, por recomendação médica e opção política. Tem participado de poucos eventos de campanha e feito falas pelas mídias sociais, na forma de pequenos vídeos. É a primeira vez numa campanha presidencial de segundo turno em que não há debates. Muitos têm visitado sua casa num condomínio no Rio de Janeiro, para manifestar seu apoio. A sua margem nas pesquisas demonstra que esta estratégia está correta, pelo menos em termos de resultados. Restaram apenas algumas entrevistas isoladas com os candidatos.

Em Mato Grosso tivemos o debate dos coordenadores das campanhas presidenciais na TV Mais. O deputado Vitório Galli (PSL) e o ex-deputado Carlos Abicalil (PT) representaram Bolsonaro  e Haddad, respectivamente. Foi um debate rico pelas posições defendidas pelos representantes e os próprios candidatos. Foi uma pequena amostra do debate que poderia ter sido entre os dois presidenciáveis.

Na Assembleia Legislativa continuam as articulações para composição da Mesa Diretora. Eduardo Botelho (Dem) e Janaína Riva (MDB) já colocaram suas candidaturas na praça, assim como Guilherme Maluf (PSDB). Este último está muito enfraquecido por sua menção na delação de Alan Malouf, divulgada na sexta-feira com autorização do STF. Há ainda o deputado Dilmar Dal Bosco (Dem) e também Ulysses Moraes (DC), vinculado ao Movimento Brasil Livre (MBL) e que vem defendendo mudanças importantes na Assembleia Legislativa e maior participação dos novos deputados eleitos.

Estes foram os principais destaques.  

https://www.youtube.com/watch?v=vvxfJ4Lw3TI Resumo 14/10 a 20/10

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet