Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
12:47:33
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

26/10/2018 às 17:00

Premiado internacionalmente, Thyago Mourão fala sobre o sucesso do coletivo Não Convém; veja vídeo

Maisa Martinelli

Nosso apresentador Iury Lupaudi recebeu, no estúdio do LTV, o produtor cultural Thyago Mourão, para um bate papo descontraído sobre artes cênicas, audiovisual, premiações e o sucesso do curta Sombras ? destaque mundial.

Cofundador do coletivo Não Convém, que tem feito sucesso no You Tube e ganhado diversos prêmios internacionais, Thyago conta que a ideia do projeto surgiu pela vontade de comunicar-se com o público de maneira mais ampla. ?Começou com a necessidade que eu e o Edu Butakka, que é meu parceiro nesse projeto e em vários outros, de comunicar o nosso trabalho artístico com as pessoas de uma forma mais abrangente. A gente vem do teatro, é muito acostumado a fazer peças aqui, tem um público, e a gente queria atingir novos públicos e se inserir nesse novo formato de comunicação ? audiovisual para cinema, mas que atinge a internet?, conta ele.

A partir daí, eles decidiram, juntamente com Rafael de Carvalho, criar o canal e um portfólio de produção de conteúdo, contando com um time de produtores, diretores, comunicadores e artistas.

Questionado sobre o motivo do irreverente nome ?Não Convém?, ele explica que é porque os assuntos em suas produções são tratados de forma inconveniente. ?O humor é inconveniente. Tem um tipo de humor que realmente mexe na ferida, tem uma crítica social ou uma crítica ideológica, ou tantas outras, mas sempre tem que ter aquela pitadinha do inconveniente?, explica Mourão, ressaltando a importância do papel do humor de instigar as pessoas.

Inserido no mercado artístico de Cuiabá, onde a formalização do ensino das artes cênicas começa a dar os primeiros passos, Thyago conta que a motivação para produzir conteúdo foi dar oportunidades às pessoas da região de mostrar o seu trabalho. ?No mercado publicitário, na maioria das vezes, as produtoras preferem contratar um ator de fora, porque acham que os atores daqui não vão dar conta, e nosso objetivo foi reduzir um pouco esse preconceito.?

Sucesso em Mato Grosso, a Companhia Não Convém vem alçando novos voos no cenário internacional também, inclusive já ganhou cinco prêmios internacionais. Para ele, essas premiações são importantes para levar o nome de Cuiabá para outros países. ?A gente viu o quanto é importante você ir em um outro país e representar o seu país, seu estado, sua cidade?, diz Mourão, se referindo à sua ida em Los Angeles para receber o prêmio pelo curta-metragem ?Sombras?, que também foi premiado na Índia e na Itália.

A cerimônia de entrega do prêmio na Índia será realizada em janeiro de 2019 e, para conseguir fazer a viagem ? que é bastante onerosa ? ele esperar arrecadar fundos através de espetáculos. ?A gente vai produzir agora o nosso espetáculo ?Segredos de Liquidificador?, que é uma comédia, onde eu e o Edu fazemos diversos personagens?, adianta ele, que espera ter uma boa venda de ingressos e possíveis patrocinadores. ?É dessa forma que encontro da gente poder receber esse carinho das pessoas e retribuir de alguma forma imediata, que é fazer elas rirem?, completa.

O produtor cultural explica que inicialmente eles tinham uma ideia de expandir o coletivo e promover oficinas, porém, como as etapas de execução envolvem muitos profissionais -o que acaba gerando um custo alto - decidiram postergar esse plano.

No curta ?Sombras? ? o mais premiado do coletivo ? Thyago faz várias interpretações, propiciando reflexões sobre o cotidiano. ?A proposta foi a gente criticar essa alienação da sociedade, tanto da arte em si, que não entende e não se comunica, diversas vezes, com o universo que as pessoas vivem, e as pessoas também que não se comunicam com a arte?, diz ele, enfatizando a importância da empatia entre as pessoas.

O filme, que não possui diálogo, compreende várias facetas, e teve interpretações diferentes em cada país. ?No festival da Índia ele foi considerado como cinema cult, e realmente ele traz essa estética do cinema mudo, do sombra, que veio com Chapplin e que virou referência mundial. Na Itália, ele foi classificado para a mostra como suspense (...) Mas é um filme de comédia, nosso objetivo é fazer rir?, diz Mourão, lembrando que em Los Angeles a obra foi, finalmente, premiada como filme de comédia.

Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=B_LgL8GF2dU&feature=youtu.be

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet