Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
18:33:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

09/11/2018 às 12:24

"O que adianta ter tabela desse jeito se não vai ter frete?", afirma Galvan sobre a Tabela Frete

Iury Lupaudi

Na manhã desta sexta-feira(09) o presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), Antônio Galvan, em conversa exclusiva com o portal de notícias Leiagora, se pronunciou sobre a decisão da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) de aplicar a multa de até R$ 10,5 mil a quem descumprir a tabele frete. A lei foi publicada no Diário Ofi­cial da União (DOU) de hoje.

Galvan garante que a preocupação neste momento não é a multa, e sim a penalidade que os empresários podem sofrer por julgarem inconstitucional tal definição.

" Os caminhoneiros já me ligaram diversas vezes, porém vão ter que cumprir a lei. Agora a decisão está com Fux e o Supremo, e temos que aguardar a decisão da justiça" afirma o presidente da Aprosoja-MT

Tal decisão afeta diretamente o setor, em especial o do milho, como destaca Galvan.

"Essa tabela está inviabilizando o plantio do milho, não vai ter frete de caminhões. O que adianta ter tabela desse jeito se não vai ter frete?", ressalta o presidente.

Entenda a decisão:  ANTT fixa multa de até R$ 10,5 mil por des­cum­pri­mento do preço do frete

Em breve discussão com o setor do agronegócio já se foi questionada a redução da área de plantio do milho, pois tal decisão não pagará os custos. "O milho não vai ter preço nenhum, só onera o setor, esse frete é incabível dentro do contexto"

Questionado sobre os "novos ricos", ele arrebate com a afirmação de que não se consegue viver com 1 ou 2 caminhões. "É inviável esses valores, mas se é lei tem que cumprir, vamos aguardar a decisão do Fux". finaliza Galvan

Direto da Redação, Iury Lupaudi

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet