Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
00:03:58
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

28/11/2018 às 16:29

Gustavo de Oliveira assume com desafios à frente da Fiemt - Veja Vídeo

Sandra Costa

Gustavo de Oliveira assume com vários desafios à frente da Fiemt

A solenidade de posse da nova diretoria do Sistema Federação da Indústrias em Mato Grosso (Fiemt) aconteceu nesta quarta-feira (28) e quem comanda a Federação a partir de agora pelos próximos quatro anos é o industrial Gustavo de Oliveira.

Em entrevista ao portal Leiagora, o novo dirigente falou dos desafios do setor a frente da presidência da Federação de um segmento que tem muito potencial para desenvolvimento em Mato Grosso. ?Os estudos mostram que a indústria aonde ela chega, muda a realidade econômica de qualquer região do mundo, geram mais empregos, emprego que pagam melhor a quem ocupam esses postos, atraem muito mais investimentos. Temos plantas que instalam que chegam a investigar mais de R$ 1 bilhão nos municípios para começar suas operações?, declara Oliveira.

A respeito da expectativa do segmento com o próximo governador, Mauro Mendes (DEM), que saiu do setor industrial para iniciar sua carreira da política, Gustavo disse que é positiva, uma vez que ao longo da história a relação com os governos sempre foi de proximidade.

?Acreditamos num diálogo muito próximo e bom com o Governo. Essa casa sempre foi parceira dos governos estaduais na busca dessas soluções do desenvolvimento. Se olharmos há 30 anos, nós dependíamos de energia elétrica, que era produzida em outros estados, a ferrovia não chegava naquela época no estado de Mato Grosso. Tínhamos diversos gargalhos que foram resolvidos pelos governos Federal e Estadual, mas muito com o apoio da Federação das Indústrias para atrair esses investimentos?.

Gustavo de Oliveira também falou sobre as dificuldades do setor com a questão tributária. ?Me parece que o modelo tributário brasileiro está exaurido. Os estados com a guerra fiscal chegaram no limite da renúncia fiscal que podiam praticar. O Governo Federal concentra muito os recursos através de contribuição e outros tipos de arrecadações e isso faz com que o Pacto Federativo no Brasil esteja hoje financeiramente distorcido?, avalia.

O até então presidente da Fiemt. Jandir Milan, que esteve por dois mandatos no comando da Federação falou dos avanços do setor. ?Começamos uma gestão dinâmica dentro da Federação, traçada com metas e resultados, redução de custos. O Senai, nestes últimos sete anos, fomos cinco vezes campeão nacional e dois anos segundo lugar no Brasil. Então, estamos entregando uma Federação moderna, totalmente diferente daquela que assumimos?, pontuou.

Quem também participou da solenidade foi um dos ex-presidente da Fiemt, Alexandre Furlan, que comentou sobre a nova diretoria. ?Acredito que ele (Gustavo) venha fazer a sucessão de um trabalho brilhante do Jandir Milan. Como Mato Grosso é um estado que ainda busca um processo de industrialização mais forte, é um estado que traz muitas caras jovens. Isso é bom porque oxigena e você mescla a experiência de quem já está aqui há muito tempo com a juventude empresarial que está chegando que tem uma visão muito clara das coisas mundo a fora?, finalizou.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet