Cuiabá, segunda-feira, 18/03/2019
23:46:23
informe o texto

Notícias / Arte & Cultura

08/02/2019 às 15:08

Grupo cultural de Brasília se apresenta neste sábado em Cuiabá

Redação Leiagora

Com o espetáculo ?Quilombo da liberdade, origens?, o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade, de Brasília, se apresenta na noite deste sábado (9), em Cuiabá. A apresentação acontece às 20h, no Museu do Rio, na Orla do Porto.

A apresentação vai presentear o público com um lindo espetáculo de mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas.

O objetivo, de acordo com o idealizador do grupo, o mestre Cobra, é de descentralizar essa linda cultura e levá-la a um maior número de cidades, perpetuando-a e contribuindo para a formação cultural brasileira?, diz.

O espetáculo conta com uma mescla de elementos, fazendo reverência às mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, em um encontro de corpo e da alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

Recebendo o grupo, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, reitera que o espetáculo é uma grande oportunidade para a Cuiabá dos 300 anos.  ?A difusão dessa cultura que o grupo representa soma-se à cultura local e ajuda à população a compreender um pouco de suas origens, principalmente os mais novos?, pontua.

O grupo se apresenta na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, no domingo (10), às 12h.

Serviço:

Coletiva -  Antes das apresentações, o grupo concede uma coletiva de impressa para falar sobre o projeto. A coletiva acontece na tarde desta sexta-feira (8), às 15h, no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), na rua voluntários da Pátria, 79.

Espetáculo "Quilombo da liberdade, origens":

*Sábado (9), às 20h, no Museu do Rio, na Orla do Porto.

*Domingo (10), às 12h, na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento.

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Sitevip Internet