Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:43:59
informe o texto

Notícias / Geral

15/02/2019 às 19:00

Dicas valiosas para ajudar a curar a ressaca

Redação Leiagora

Muitos já estão na contagem regressiva para o Carnaval. Os dias de folia, apesar da curtição, podem trazer muitas dores de cabeça - literalmente. Se o ritmo do consumo de bebidas seguir o da farra, é inevitável: a ressaca vai chegar.

Os sinais são clássicos: a cabeça parece que vai explodir, enjoo, tontura, fraqueza e muita sede fazem o folião desejar nunca ter esvaziado um copo antes. Não é à toa que o corpo fica debilitado. Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: ficamos enfraquecidos.

Irritação

E tem mais: o excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; dor de cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarreia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca. A zonzeira não para aí. Quando o arrependimento já bateu, é hora de se recuperar.

Recuperação

Alguns alimentos ajudam nesse processo: o chá verde e de alecrim, por exemplo, são ideais no processo de desintoxicação. O primeiro estimula o fígado, que elimina as toxinas do nosso corpo. O segundo também estimula o órgão sobrecarregado pelo álcool.

Também dá para contar com o limão. O suco é rico em antioxidantes e o chá de limão também - ambas bebidas ajudam a eliminar as toxinas do organismo e revitalizam nossa energia. E com o vinagre, já que possui uma substância chamada ácido acético, que circula rapidamente por todo o organismo fazendo uma verdadeira "faxina", facilitando o trabalho do fígado. Dá para abusar dele nas saladinhas.

Tem ainda a água de coco. É um potente reidratante natural, pois contém eletrólitos que aceleram o processo de hidratação. Além desses sais, a bebida tem carboidratos que repõem a energia perdida com o excesso de álcool e mais outros nutrientes com propriedades antioxidantes, que ajudam no processo de desintoxicação.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet