Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:01:12
informe o texto

Notícias / Geral

08/03/2019 às 09:51

Em vídeo, Janaina destaca machismo entre mulheres e pede sororidade

Redação Leiagora

A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), única mulher na Assembleia Legislativa nos dois mandatos, gravou um vídeo nesta sexta-feira (8), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

No vídeo, a emedebista disse que, neste ano, escolheu falar sobre uma palavra que está em evidência, que é a sororidade, mas analisa que muitas mulheres não têm noção do significado e, consequentemente, não praticam.

A sororidade é a ideia de união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo entre elas, em busca de alcançarem objetivos em comum.

?Na minha visão de mundo, sororidade é ter acima de tudo, a ideia de que nós precisamos apoiar outras mulheres para buscarmos juntas a liberdade e os direitos que queremos. Algo do tipo: ninguém solta a mão de ninguém que juntas vamos mais longe?, disse.

A parlamentar destacou que o machismo ainda é intrínseco não só nos homens, mas também nas mulheres. Diante disso, Janaina fez alguns questionamentos: quantas vezes você julgou uma colega pela quantidade de namorados que ela já teve? Ou, ainda, subestimou a capacidade de outra mulher pela roupa que ela usa ou pela aparência dela? E, comentou maldosamente, que para ?fulana? estar em determinado cargo certamente deve ter dormido com o chefe?

Porém, a emedebista pontuou que o tipo de machismo que considera o mais grave e que já ouviu de muitas mulheres, é o de culpar as vítimas femininas por violências sofrida. Em que, nesses casos, usam expressões como: mas olha como ela se comporta, ela procurou ser estuprada; ela provocou; se ela não tivesse na rua neste horário sozinha isso não tinha acontecido. Entre outras coisas do gênero.

?Por dois mandatos tenho sido a única mulher no Poder Legislativo Estadual. E, mesmo com minha atuação aguerrida na defesa dos direitos de todas as pessoas e com 10 leis sancionadas que me fizeram entrar para história de Mato Grosso como a primeira mulher a receber a maior votação ao Parlamento Estadual, ainda assim, convivo com termos pejorativos e que eu nunca vi serem utilizados para adjetivar qualquer homem que tenham ocupam o mesmo cargo que eu?, relatou.

Janaina disse que já foi chamada de fantoche do seu pai, o ex-deputado José Riva, que ela não possui capacidade de articulação ou liderança, que faz da AL uma extensão da sua penteadeira ou um desfile de moda, colocaram em xeque a sua inteligência e, por último, dia desses, disseram que ela é desequilibrada emocionalmente por lutar e impor que o que é correto fosse feito.

Para ela, esse último ?adjetivo? soou como aquelas frases de mau gosto que geralmente soltam quando querem depreciar uma mulher: ?mas você está muito nervosa hoje, está de TPM? ?.

Contudo, na semana da Mulher, Janaina faz um apelo sobre a sororidade, para que as mulheres que se protejam e tenham empatia, solidariedade, companheirismo e respeito pela dor da outra. E quando virem qualquer pessoa sofrer ataques, ser humilhada ou ter sua capacidade depreciadas pela condição de gênero feminino, estendam a mão.

?Todos os termos que citei acima aparecem ao procurarmos pelo significado de sororidade, cujo prefixo significa irmã. O meu desejo para essa semana é que todas nós façamos essas reflexões e comecemos por nós, a mudança que queremos ver no mundo, afinal, se não formos por nós, quem será? Feliz dia das mulheres?, finalizou.

https://www.youtube.com/watch?v=jFjuwy8pSYY&feature=youtu.be

Direto da Redação, Luana Valentim

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet