Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:49:38
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

12/03/2019 às 17:32

Deputado se reúne com Mendes para discutir veto das emendas impositivas

Redação Leiagora

O deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (DEM), está reunido neste momento com o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para tratar sobre o veto das emendas impositivas.

Mendes vetou nessa segunda-feira (11), as 69 emendas impositivas que somam em R$ 128,3 milhões que serão incluídas no orçamento anual do Estado neste ano.

Em entrevista à Rádio Capital FM na manhã desta terça-feira (12), Dilmar que já havia conversado sobre este assunto com Mauro Carvalho na aprovação da Lei Orçamentária Anual, onde havia um pré-acordo com o governo, inclusive, por parte dos próprios deputados que estavam saindo do seu mandato e que colocaram as emendas.

?Temos uma Pec aprovada na Assembleia Legislativa que trata sobre emendas impositivas que é direito do Parlamento, mesmo que o governo esteja em dificuldade financeira, com um déficit orçamentário, não significa que tenha que pagar 100% das emendas?, pontuou.

Além de tratar do veto, o parlamentar relatou que também pretende conversar com Mendes sobre as emendas impositivas de acordo com o Projeto de Emenda Constitucional aprovado pelo Parlamento.

Dilmar analisou que é preciso tomar uma atitude, seja o governo revendo essa decisão ou trabalhar dentro da Assembleia para a derrubada ou não do veto.

?As emendas é a maneira de os deputados ajudarem o interior do Estado. Acho que hoje as emendas colocadas na área da educação e na área da saúde contemplam, principalmente, os municípios pequenos que precisam de um auxílio. Então vamos ter que rever algumas coisas?, afirmou.

O deputado analisou que o governo está com acúmulos de serviços e acredita que a equipe técnica precisa estar preparada e chamar para o diálogo. Diante disso, pontua ser importante a sua participação para buscar um entendimento sobre o assunto.

Para ele, é preciso respeitar a emenda parlamentar que foi colocado pelo Parlamento, sendo essa uma missão do governo que pode efetivar ou não os pagamentos.

?O governo poderá pagar um percentual de até 50% das emendas impositivas. Então bastaria a equipe técnica ou jurídica dar esse auxílio ao governo, fazendo uma reflexão na lei aprovada na Assembleia que já virou lei na nossa constituição?, ressaltou.

Direto da Redação, Luana Valentim

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet