Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:47:43
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2019 às 12:19

Santa Casa: “lamentável uma estrutura como essa de portas fechadas”, diz deputado

O deputado convocou uma audiência pública marcada para o dia 25 deste mês, às 8h, na Assembleia Legislativa

Fernanda Leite

Santa Casa: “lamentável uma estrutura como essa de portas fechadas”, diz deputado

Foto: Reprodução com assessoria

O deputado estadual Ludio Cabral (PT) visitou na manhã desta sexta-feira (22) o hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá para ver em quais situações encontra-se o local após o seu fechamento.

“A cena é de tristeza. É lamentável um hospital com o centro cirúrgico de 10 leitos fechados. A UTI adulta e pediátrica, ambas com 10 leitos cada, a UTI neonatal com 6 leitos, a enfermaria clínica, o pronto atendimento e a ala oncológica pediátrica. São mais de 200 leitos na unidade. É muito triste ver tudo isso não sendo utilizado, em uma situação que a sociedade padece por falta de leitos e melhor atendimento na saúde”, pontou.


O parlamentar conversou com os funcionários sobre  os problemas que resultou no fechamento da unidade de saúde. “ São 6 meses de salários atrasados e nos deparamos até mesmo com eles [ funcionários] recebendo cestas básicas. E mesmo com tudo isso, todos comparecem para trabalhar”, conta. 

O deputado convidou todos os funcionários e médicos para a audiência pública que vai discutir o ‘caos’ que resultou no fechamento da Santa Casa.

Audiência pública

A audiência está marcada para o dia 25 deste mês, às 8h, na Assembleia Legislativa.

A audiência  tem como objetivo encontrar soluções para reabrir a instituição, que está com as portas fechadas às vésperas do aniversário de 300 anos de Cuiabá, que será no dia 8 de abril. 

“É uma triste coincidência. Estamos a poucas semanas de comemorar 300 anos de Cuiabá, e Cuiabá só é capital do Estado porque essa instituição secular que é a Santa Casa foi instalada na nossa cidade, há mais de 200 anos”, observou o deputado.

Crise 

A direção do hospital alega que a suspensão no atendimento em diversas área, ocorre devido à falta de repasses por parte da Prefeitura de Cuiabá, que alega que a Santa Casa não cumpriu com o acordado. Foram repassados R$ 24.866.260 para a instituição, mas os serviços hospitalares que deveriam ser oferecidos aos cidadãos não foram executados. Sendo esse o motivo da dívida da Santa Casa com a Prefeitura.

A Prefeitura alegou que faria o repasse de R$ 3,6 milhões, caso a instituição continuasse de ‘portas abertas’. 

A prefeitura cita ainda que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá está sob investigação por parte da Delegacia Fazendária. A secretaria Municipal de Saúde recebeu uma notificação da Controladoria Geral do Estado recomendando para que não fosse feito nenhum repasse financeiro para a instituição enquanto não findarem as investigações devido à auditoria solicitado pela Defaz.



 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet