Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:08:59
informe o texto

Notícias / Variedades

02/04/2019 às 15:33

Cineasta Luiz Marchetti apresenta duas obras no Cine Teatro

A apresentação integra o projeto Encontros com o Cinema dos Realizadores de Mato Grosso

Josiane Dalmagro

Cineasta Luiz Marchetti apresenta duas obras no Cine Teatro

Foto: Arquivo Pessoal

O cineasta, diretor e artista de Cuiabá, Luiz Marchetti, apresentou um curta-metragem e um média, sobre Cuiabá, sua poesia e sua história, nesta terça-feira (02), no Cine Teatro Cuiabá, às 19h30.

Com 8 minutos, o curta ‘Horário obrigatório da poesia’ é uma adaptação da escrita de poetas de Mato Grosso para vídeo poemas com atores de Cuiabá, entre os quais há obras de Lucinda Persona e Ivens Scaff.

Em um segundo momento o doctv ‘Resgate: Quem está no Centro da América do Sul’, com 52 minutos, foi apresentado ao público.

A obra, que tem argumento de Wanda Marchetti e direção de Luiz Marchetti, mostra uma série de entrevistas com diversas famílias de Cuiabá.

“Esse documentário conta com depoimentos de pessoas que dão nomes às nossas ruas, às nossas escolas, aos bairros, com colaborações de diversos artistas, enfatizando a diversidade de interpretação e construção da história, tanto nos depoimentos como na abordagem do audiovisual”, explica o diretor.

Névio Lotufo, Professora Gracildes, Sonia Gama,Edio Lotufo, Dona Helena representando Maria Muller, Dona Rita Generosa Muller Pereira da Silva, Josephina Paes de Barros, Hid Alfredo Scaff, Zelito Bouret, Carmem Bussiki, Jota Alves, Tenente Praeiro, Carlina De Lamonica Freire, Silva Freire, Ramis Bucair, Dunga Rodrigues, Aida Epaminondas, Dona Senhorita e Dona Maria Bastos se fazem presentes no documentário.

“São dois trabalhos totalmente diferentes, o primeiro é um curta sublinhando as diferentes maneiras de nós interpretarmos uma poesia no audiovisual. O segundo já é um doctv, com depoentes de cada família que participou nesta tradução da história oral para o cinema. O resgate é um recorte de uma série de entrevistas que Wanda Marchetti fez aqui em Cuiabá, na tentativa de um livro sobre a nossa história oral, mas não conseguiu realizar essa montagem do livro, mas conseguimos ganhar o edital para o doctv, da TV Cultura”, relata Marchetti.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet