Cuiabá, sexta-feira, 19/07/2019
17:22:43
informe o texto

Notícias / Entrevistas

09/04/2019 às 18:00

Especialista fala sobre a importância do feedback nas empresas - vídeo

Elisabete Queiroz pontua estratégias para dar feedback sem desmotivar a equipe

Maisa Martinelli/ Iury Lupaudi

A coach e consultora organizacional, Elisabete Queiroz, está de volta em mais uma rodada de entrevistas no LTV.  Dessa vez, a especialista irá abordar um assunto extremamente importante no mundo dos negócios: o feedback.

Embora seja uma palavra muita usada ultimamente, muitos ainda desconhecem o seu real significado. Para descomplicar, a dra. Elisabete explica qual é o objetivo do feedback: “promover o aprendizado da equipe, das pessoas, enfim, dos funcionários”, diz.

Essa prática é essencial para o desenvolvimento da empresa, porém muitos gestores têm se perdido em feedbacks malconduzidos e/ou de forma ineficaz. Por isso, Elisabete salienta que é necessário ter muita cautela ao fazer um feedback, já que ele pode ter o resultado inverso e acabar prejudicando o profissional, fazendo até que a pessoa fique inibida diante da situação. “O cérebro pode, inclusive, bloquear a questão do aprendizado, por conta do momento emocional da pessoa quando ela recebe um feedback crítico, por exemplo”, argumenta Queiroz.

A especialista conta que, entre as tantas pesquisas acerca do assunto, uma das mais recentes é a técnica do feedback ‘sanduíche’. “É aquele que, primeiro, você conversa com a pessoa numa situação mais amena, até fazendo um elogio, mas você, imediatamente, vai para a parte dura – que chamamos de crítica – depois, ao final, quando está encerrando, dá de novo uma amenizada”, destaca.

Por isso, para evitar que o funcionário fique frustrado e a empresa insatisfeita, Elisabete pontua que é importante que o gestor desenvolva a equipe e sua habilidade. “Tem que entrar na cultura da própria organização, no jeito, na rotina, na maneira de fazer aquela organização”, diz.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a entrevista completa.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet