Cuiabá, domingo, 21/04/2019
06:27:14
informe o texto

Notícias / Educação

11/04/2019 às 14:05

Mais de 500 alunos se apresentam no projeto Educando para Cuiabania

Atividades comemoram os 300 anos de Cuiabá com concurso de desenho e festivais de dança e vídeo

Leiagora

Mais de 500 alunos se apresentam no projeto Educando para Cuiabania

Foto: Jorge Pinho

A quinta edição do Projeto Educando para Cuiabania, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, tem uma programação especial nesta sexta-feira (12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, como o Festival de Dança com Siriri e Rasqueado. Ao todo, estarão participando do festival, 560 alunos da Educação Infantil e 1º Ciclo, divididos em 51 grupos. As apresentações acontecem nos períodos da manhã e à tarde.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Cuiabá, Jane Regina da Silva Costa falou do Educando para Cuiabania e seus objetivos. Este ano, além do festival de dança, o projeto reúne várias atividades, entre elas o concurso de desenho que escolheu o mascote dos 300 anos de Cuiabá, o ‘capi-boé’, criado por Lucas Souza de Almeida Camargo, aluno do 5º ano da EMEB Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, mostra de vídeo e entre outras atividades.

“O objetivo do projeto é resgatar, retratar e valorizar a história, a cultura, os costumes e as tradições cuiabanas, despertando na comunidade escolar o interesse em aprender e, por meio das experiências vividas, construir suas próprias produções, além de contribuir para a compreensão de conceitos como ideologia, identidade e memória, estruturas sociais e relações de poder da história local”, destacou Jane Regina.

Todas as ações propostas no projeto têm em comum o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos, fortalecendo o reconhecimento das manifestações sócio-histórico-culturais, e da postura de respeito à adversidade e a valorização da cultura regional.

Durante o festival, haverá exibição de vídeos com o tema “As Belezas de Cuiabá”, produzidos por estudantes do 3º ciclo e por artistas locais.

A programação do V Educando para Cuiabana terá ainda Culminância – Educação de Jovens e Adultos, com o tema "Os educandos da Educação de Jovens e Adultos como agentes (trans) formadores nos 300 anos da História de Cuiabá: De 1719 a 2019 - 300 anos de Cuiabá: Pessoas, Memórias, História e Lugares”, no próximo dia 26 com exposições e apresentações de diferentes manifestações artístico-culturais, valorizando o saber local como acervo que constitui o ser cuiabano.

Serviço:

V Educando para Cuiabania – Festival de Dança com Siriri e Cururu

Data: 12 de abril

Horário: 07:30h às 11h e das 13:30h às 17h

 
Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Maria Barbant

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet