Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:17:55
informe o texto

Notícias / Política

16/05/2019 às 16:19

TRF-4 determina cumprimento de pena de Dirceu em caso da Lava Jato

A defesa do ex-ministro tentou um recurso pedindo prescrição da pena

Leiagora

TRF-4 determina cumprimento de pena de Dirceu em caso da Lava Jato

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualmente em liberdade graças a uma habeas corpus, o ex-ministro José Dirceu pode voltar à prisão. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou nesta quinta-feira (16) que ele cumpra a pena de oito anos e dez meses pelo caso de corrupção envolvendo a Petrobras, no âmbito da Lava Jato.

A defesa do ex-ministro tentou um recurso pedindo prescrição da pena. De acordo com a defesa, os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro teriam prescrito porque teriam passado mais de seis anos "entre a data dos fatos, 16/10/2009, e o recebimento da denúncia, ocorrido em 29/06/2016".

Normalmente, a prescrição ocorre em doze anos, mas a defesa alega que Dirceu tinha 70 anos quando foi condenado em primeira instância, o que poderia reduzir o prazo pela metade.

"Não verifiquei ter transcorrido [seis anos] entre a data do recebimento da denúncia, ocorrido em 29/06/2016 e a publicação da sentença, em 08/03/2017, e sequer até o momento atual", afirmou a relatora Cláudia Cristina Cristofani. O voto da juíza federal foi acompanhado por unanimidade pela 4ª seção do TRF4. A seção é formada por seis integrantes das 7ª e 8ª turmas.

Além de indeferir o pedido de prescrição, a 4ª seção determinou que Dirceu cumpra a pena. "Não há motivo para que a execução provisória das penas não siga o seu regular andamento, razão pela qual rejeito o pedido do réu para que não seja expedido o mandado de prisão", determinou Cristofani.

O advogado de Dirceu, Roberto Podval, foi procurado pela reportagem para comentar, mas não atendeu.

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, é quem despacha sobre o cumprimento da pena.

 
Direto de Porto Alegre, Paula Sperb / Folhapress
   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet