Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:55:31
informe o texto

Notícias / Geral

21/05/2019 às 09:09

Saúde intensifica ações no reforço à campanha contra a gripe

Leiagora

Saúde intensifica ações no reforço à campanha contra a gripe

Foto: Assessoria

Com objetivo de buscar reforços para a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Vigilância Epidemiológica do município, está deflagrando ações para que a meta seja alcançada até o término da vacinação prevista para ser encerrada no dia 31 desse mês. O que preocupa a Saúde é a baixa porcentagem alcançada por alguns grupos integrantes do público alvo. Do público alvo geral 41.106 doses já foram aplicadas, o que significa 66.17% do total de 58.690 pessoas a serem vacinadas.   

Uma das ações de reforço à Campanha será realizada na próxima quarta-feira, 22, no Terminal de Integração André Maggi, na Av. Castelo Branco, S /N, Centro Sul, Várzea Grande. Serão realizadas vacinações da Campanha Nacional contra a Gripe para todos os grupos prioritários. O horário de atendimento será das 07h às 17h sem intervalo para o almoço.

Outra ação de reforço será o funcionamento de algumas unidades no próximo sábado, 25, para que sejam realizadas essas imunizações. As unidades do PSF do Água Limpa, Policlínica do Parque do Lago, Policlínica do Cristo Rei e as Clínicas de Atenção Primária do Jardim Glória e 24 de Dezembro, estarão funcionando das 08h às 17h.

A campanha teve início desde o dia 10 de abril com a realização de uma grande mobilização que foi o Dia D, realizado no dia 04, em todo o município de Várzea Grande.

De acordo com os dados divulgados, o número que mais preocupa é o de Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que teve apenas 12.840 doses aplicadas, de um total de 23.308, o que corresponde à 55.09% da meta estipulada.   

Outro grupo que apresentou baixa procura foi o do profissional da educação. Diante disso desde o último dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando in loco, os trabalhos de imunização desses profissionais nas unidades de ensino, nos períodos matutinos e vespertinos.

Ainda nessa semana os trabalhos de imunização começam a serem feitos nos Centros Municipais de Educação Infantil. Em uma parceria entre o programa Saúde nas Escolas e a Vigilância Epidemiológica, e a Superintendência de Atenção Básica ,possibilitará vacinar in loco crianças que se enquadram na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Nas escolas as ações acontecem  nos dias 11 e 17 de maio, já nas creches entre os dias 24 à 31 de maio, nos dois períodos, matutino e vespertino.

Os integrantes do grupo prioritário como gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos e pacientes com comorbidades também não alcançaram meta, esse grupo somou 24.903 doses aplicadas. Os profissionais das forças armadas, pessoas privadas de liberdade (reeducandos e adolescentes internados em medidas socioeducativas) e funcionários do sistema penitenciário não possuem meta estipulada, esse grupo somou o total de 1.012 doses aplicadas. Lembrando que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, quando a grupo possui dados de população alvo especificamente. A campanha segue até o dia 31 de maio e pode ser prorrogada caso haja necessidade.     

 A Gerente da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grade, Relva Cristina de Moura, faz um chamamento para que os inclusos nos grupos prioritários que ainda não vacinaram, busque imediatamente uma das unidades mais próximas de suas residências para que sejam feitas as imunizações.

“Estamos a quase dez dias do término da campanha e alguns números ainda preocupam. Por isso estamos buscando realizar essas medidas, a fim de alcançar a meta estipulada e manter a nossa população alvo protegida do Vírus da Influenza”, diz a gerente.  

Relva explica ainda que uma das principais dúvidas da população é em relação aos efeitos colaterais da vacina. Segundo ela, a vacina é eficaz e não provoca reações graves. 

O secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes disse que a preocupação da Secretaria de Saúde é com as crianças, que estão com índice de cobertura muito baixo. "É importante que as crianças recebam a vacina de influenza para se protegerem não só da gripe, mas também de suas complicações como a pneumonia, que tem maior ocorrência na época do inverno. A Saúde adota medidas e ações emergenciais para proteger toda a população que necessita da saúde preventiva. A vacina é a única forma de prevenir agravos das gripes", destacou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet